Cats.blog.br

Gengivite em gatos: Saiba as causas, tratamento e prevenção

Ter gatos em casa é muito bom, é um amigo leal, um parceiro para todas as horas, e também uma excelente companhia para quem vive sozinho. Mas, ter um gato também requer cuidado com a saúde do seu amiguinho. Uma dos problemas comuns que podem aparecer, é a gengivite. Por isso, nesse artigo, iremos falar sobre as causas, sintomas e tratamento.

O que é a gengivite?

É basicamente a inflamação das gengivas e também pode afetar o tecido gengival dos dentes do seu felino. Uma doença que afeta a boca do gato, pode causar outros sérios problemas a saúde do animal. Com a gengivite, o seu gato pode apresentar um excesso de baba. Além disso, ele pode perder peso, por conta da perda de apetite por conta das fortes dores que pode sentir na boca.

Quais são as causas?

Não tem muito segredo para saber o que pode esta causando a gengivite no seu felino.

– O acúmulo da placa bacteriana é o principal motivo para o surgimento da gengivite.

– Outros motivos possíveis para o surgimento do problema, é o tipo de alimentação que o felino come diariamente ou algum vírus que tenha infectado o felino.

– Muitos donos de felinos não dão a devida importância na limpeza bocal.

Qual é o tratamento? 

Ao desconfiar que o seu gato tem gengivite, leve o mais rápido possível para um veterinário. Ele vai analisar caso a caso, e ver qual a melhor opção de tratamento para indicar para o seu felino.

– O uso de analgésicos nos gatos. O veterinário pode indicar o uso, para diminuir a dor e dar início ao tratamento. Logo em seguida, a limpeza da boca do gato, para tirar as bactérias.

– Em alguns casos, o veterinário vai extrair alguns dentes que estejam muito afetados.

– Após o trabalho do veterinário, é a hora de você fazer a sua parte. Todos os dias, limpe a boca do gato, para evitar o acumulo de sujeira, e também ajudar no tratamento.

– Troca total da alimentação. Um dos motivos para o surgimento da gengivite, é o consumo por parte do gato de comidas úmidas e macias. Então, é indicado que você de preferência a alimentos secos.

– Comidas mais duras. O próprio alimento do gato pode ajudar a evitar o problema. Faça ele se acostumar a comer algumas comidas firmes, com ela, os dentes serão escovados e terão menos acumulo de sujeira.

Como se prevenir

Se você fez tudo, o gato melhorou, é a hora de saber o que fazer para evitar a volta da gengivite.

– Escove os dentes do gato. Sim, uma das soluções para o problema é simples. Não deixe que acumule alimentos na boca do felino, e dessa forma, vai evitar muita dor de cabeça. Se o gato já for adulto, com certeza vai ter dificuldades na escovação. Desde filhote, escove os dentes dele, dessa forma, quando for adulto, você vai poder escovar sem grandes dificuldades.

Cada caso é um caso. Então, antes de fazer começar algum tratamento, leve o bichinho no veterinário para ter maiores informações.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.