Cats.blog.br
Gato British Shorthair

Guia de raças: Gato British Shorthair

Gato British Shorthair

O British Shorthair é um gato doce e tranquilo e por isso pode ser considerado uma ótima companhia. Ele se dá bem em ambientes familiares, porém, não é o tipo de gato que gosta tanto assim de afeto, apesar de ser fiel. Normalmente encontrado na cor cinza e com olhos amarelos é um lindo gato.

Origem e História do British Shorthair

Uma curiosidade do British Shorthair é que ele é o gato de “Alice no país das maravilhas”, o que se explica muito bem quando lembramos que o British Shorthair  é extremamente inteligente.

O British Shorthair é nativo da Inglaterra e começou a ficar mais popular principalmente durante a era de Vitoriana, os criadores dessa raça de felino começaram a produzir os gatos em um padrão particular e manter seus pedigrees para eles. Nas primeiras apresentações de gatos, os britânicos Shorthairs eram os únicos gatos com pedigree exibidos, o que os tornava bastante exclusivos, enquanto todos os outros gatos eram simplesmente descritos por sua pelagem ou cor.

A Primeira e a Segunda Guerra Mundial quase acabaram com essa raça, e poucos Shorthairs britânicos permaneceram no pós-guerra. Com a ajuda de outras raças, os Shorthairs, como são chamados na Grã-Bretanha, foram revitalizados.

A associação americana de gatos reconheceu o Shorthair britânico em 1967, mas a associação dos Fanciers não a aceitou até 1980. Agora, todas as associações internacionais reconhecer o British Shorthair como um gato de raça.

Características físicas do British Shorthair

O British Shorthair possui um corpo bem curto, com pernas curtas, musculosas e fortes, e sua característica quanto ao pescoço é que ele sempre dá a impressão de ser curto e mais grosso.

O rosto do British Shorthair é arredondado, onde isso é perceptível em suas feições, nas bochechas e nos lábios bem aparentes. Mais uma vez citando “Alice no País das Maravilhas”, o sorriso arredondado daquele gato foi inspirado no British Shorthair.

Acompanhando o formato do rosto, os olhos e orelhas são também arredondados e separados e já o nariz é curto e bem pequeno. De tamanho médio, mas de corpo solido e com a aparência de ser um pouco mais “gordinho”, o British Shorthair dá a sensação de ser saudável e bem forte, e ele realmente é.

Quanto a pelagem do British Shorthair, ela normalmente será curta, densa e um pouco mais sedoso e firme. Já em relação as cores de seu pelo, o British Shorthair conta com muitas variações, porém a cor mais comum é o cinza azulado e com pelo “tigrado”. Porém, existem British Shorthair de cores diversas como avermelhados, creme, preto, chocolate, lilás, entre outras e todas elas são reconhecidas como British Shorthair.

Com os pelos bastante resistentes, o British Shorthair tem um pelo bastante agradável onde as vezes sentimos como se estivéssemos acariciando algum tecido de veludo, e por isso o British Shorthair também possui essa aparência mais “fofa”, como um gato de pelúcia.

Temperamento do British Shorthair

O Shorthair britânico é doce e tranquilo, o que o torna um excelente companheiro da família. Ele é um tipo de gato que gosta de afeto, mas sem exageros. Ele provavelmente irá seguir você durante todo o tempo em que estiver em casa, porém, ele não é do tipo que facilmente senta no seu colo e espera algum carinho.

Como um bom exemplar britânico, digamos que o British Shorthair é educado e tem um miado tranquilo, além de ser um companheiro pouco exigente. Esse tipo de gato não precisa ser levado para dar uma volta, mas irá adorar fazer companhia e sentar ao seu lado, porém, não espere pega-lo muito no colo pois ele não aprecia muito ser carregado por aí.

Este é um gato com um nível de atividade moderado. Ele é enérgico durante a fase de filhote, mas geralmente começa a se acalmar no momento em que completa um ano de idade. Um pouco mais velhos, os British Shorthair são geralmente preguiçosos sendo bastante bobos. Quando eles correm pela casa, eles podem se atrapalhar e fazer bastante barulho.

Os British Shorthairs não muito pouco destrutivos e podem ser uma boa escolha para quem deseja manter a casa no lugar. Quanto a pessoas estranhas, eles se sentem confiantes perto delas.

Saúde e Cuidados

Os gatos de raça podem ter doenças relacionadas a sua genética, porém, os British Shorthairs não possuem muitos problemas relacionados à saúde. Os problemas de saúde mais comuns nessa raça são a gengivite e a cardiomiopatia hipertrófica, que são comuns a praticamente todas as raças de gatos.

O pelo liso e curto dos British Shorthairs são bem fáceis de serem cuidados, e ele pode ser escovado uma vez por semana para que seu pelo permaneça limpo e com aspecto aveludado. Os banhos são bem raros nessa raça.

Escove os dentes do seu British Shorthair para prevenir a doença periodontal. A higiene dental diária é indicada, mas se você conseguir fazer isso ao menos uma vez por semana você já estará trabalhando na prevenção.

Se possível, apare as unhas do seu British Shorthair semanalmente, e sempre que perceber seus olhos sujos, limpe-os com um pano ou um algodão macio e úmido para remover sujeiras. Não use o mesmo lado do pano ou o mesmo algodão em olhos diferentes, evitando infecções.

Verifique as orelhas do seu British Shorthair semanalmente, e caso estejam sujas, faça a limpeza com uma bola de algodão ou pano macio umedecido com uma mistura 50-50 de vinagre de cidra e água morna. Evite usar cotonetes, uma vez que eles poderão machucar o ouvido do seu gatinho.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa de maneira impecável, uma vez que os gatos são animais bastante higiênicos.

Tente manter seu British Shorthair dentro de casa, uma vez que assim você conseguirá protege-lo de doenças que podem ser transmitidas pelo contato com outros animais. Gatos também costumam brigar nas ruas, o que pode ser bastante prejudicial para o seu British Shorthair, além do risco de que ele seja roubado por alguma pessoa mal-intencionada. Com alguns brinquedos dentro de casa o seu British Shorthair não se sentirá entediado.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.