Cats.blog.br
Gato Azul Russo

Guia de raças: Gato Azul Russo

Gato Azul Russo

Com pelo azul-prateado característico, o gato Azul Russo é uma raça brincalhona e que consegue desenvolver laços estreitos com os humanos, ainda que seja bastante tímido na presença de estranhos, sendo essa uma raça muito querida pelos amantes de gatos. São também relativamente inteligentes, e outra característica que atrai muitos de seus donos é que esses gatos são menos bagunceiros e destruidores do que quando são comparados a outras raças. O pelagem azul-prateada também chama a atenção de seus futuros donos.

Origem e História do Gato Azul Russo

Originário da Rússia, os primeiros registros do gato Azul Russo datam de 1860 no porto de Arkhangelsk. A história contada é que os marinheiros que estavam sempre naquele porto começaram a levar seus gatos Azul Russo de estimação para a Inglaterra e para o norte da Europa, e sua primeira aparição registrada oficialmente fora da Rússia ocorreu em 1875 no Palácio de Cristal, na Inglaterra.

A partir de sua aparição, os criadores de gatos começaram a desenvolver esses felinos principalmente na Rússia e na Escandinávia por muito tempo, até o final da Segunda Guerra Mundial.

No restante do mundo, os Azuis Russo encontrados não eram sangue puro e muitas vezes eram o resultado de cruzamento com siameses justamente pela pequena quantidade dessa raça encontrada fora da Rússia.

No pós-guerra o Azul Russo moderno foi criado nos Estados Unidos através do cruzamento entre o Azul Russo Escandinavo e o Azul Russo Inglês, e a mesma linhagem é encontrada até os dias de hoje.

Características físicas do Gato Azul Russo

Além da pelagem azul-prateada, o Azul Russo possui olhos verdes escuros, vívidos e brilhantes.

Sua pelagem pode ser considerada como uma pelagem dupla, onde seu sub pelo é suave e macio, e os pelos exteriores carregam sua coloração azul-prateada característica. Os pelos são macios e grossos, e na região da cauda a pelagem pode conter listras quase imperceptíveis, e a aparência brilhante dessa pelagem ocorre principalmente pelas pontas pratas. Esse tipo de pelagem é bastante exclusiva, sendo encontrada apenas nos Azuis Russos e no Chartreux francês.

Os Azuis Russos não devem ser confundidos com os Azuis Britânicos, que são apenas uma variação dos pelo curto inglês que possuem a pelagem azul. Esses dois gatos são completamente distintos.

A expectativa de vida dos Azuis Russos fica entre os 10 e os 15 anos e essa raça possui uma saúde bem forte, onde problemas são mais raros do que quando comprados a outras raças. Os problemas genéticos relacionados aos Azuis Russos são praticamente inexistentes e também por isso eles possuem uma menor probabilidade de desenvolver doenças.

Quanto ao tamanho, os Azuis Russos são médios e seu peso fica entre os 3,5 e os 7 quilos, sendo os machos maiores que as fêmeas. A gestação nessa raça é de cerca de pouco mais de dois meses, ou 65 dias.

Temperamento do Gato Azul Russo

O temperamento do Azul Russo é tranquilo e ele é um gato relativamente inteligente, perdendo para algumas outras raças. Ele é bastante curioso e possui uma sensibilidade às emoções humanas bastante notável, desenvolvendo laços reais e verdadeiros com seus donos.

O Azul Russo é também brincalhão e para deixá-lo realmente feliz e entretido ele precisará de uma boa variedade de brinquedos. Por ter um temperamento tranquilo, ele se dá bem em ambientes com crianças e com outros animais de estimação, onde gostam, inclusive de brincar com outros animais de pequeno porte como outros gatos, ou até mesmo cães. Com os estranhos tendem a ser mais reservados. Quanto a higiene eles são bastante limpos, mas são um pouco bagunceiros.

O Azul Russo pode ser considerado um gato diferenciado porque foi criado através de muitos anos de reprodução seletiva e de registro cuidadoso de ascendência através de pedigrees permitindo que possuíssem uma aparência distinta e uma personalidade única que o distingue de outros gatos. Os Azuis Russos não apenas mais um tipo de gato cinza, mas são gatos extremamente selecionados, amigos, companheiros, afetuosos e brincalhões, perfeitos para ambientes familiares.

Se você deseja ter um Azul Russo como companheiro, você deverá procurar um reprodutor respeitável, que, sem dúvidas, terá uma série de perguntas para você permitindo que ele se certifique de que você e o azul russo são compatíveis. Pode haver inclusive alguma espera para que você seja consiga seu Azul Russo, porém, esses maravilhosos membros da família valem a pena.

Normalmente, os criadores entregam os filhotes aos seus novos donos entre doze e dezesseis semanas de idade, que é após o tempo suficiente e necessário com sua mãe e irmãos, o que fará com que eles já comecem a desenvolver seu senso de socialização, essa idade é também suficiente para que eles tenham sido totalmente vacinados.

Tome o cuidado de manter seu Azul Russo dentro de casa ou se ele for um gato que pode sair e voltar para casa você deverá castrá-lo ou esterilizá-lo. Por ser um gato muito brincalhão, ele deverá possuir muitos brinquedos e superfícies que possa arranhar, e esses são elementos essenciais para manter uma vida saudável, longa e alegre.

Mais algumas informações importantes quanto aos Azuis Russos é que eles comumente são utilizados na criação ou na alteração de outras raças, como ocorre em relação ao gato Havana Brown e o Bebelung.

Nos anos 70 foi criado um Azul Russo atípico, de pelagem branca que originou do cruzamento de um Azul Russo puro sangue com um gato branco doméstico. Os Azuis Russo pretos e brancos foram aceitos como gatos Russos em classes diferentes do Azul Russo puro sangue, porém, na América do Norte essas variações não são oficialmente reconhecidas.

O Azul Russo é um tipo de gato altamente indicado para famílias por ser bastante sociável, brincalhão e fiel, conseguindo criar laços com todos os membros por ele queridos. Com uma pelagem distinta e uma cor realmente impressionante, o Azul Russo é um dos gatos mais bonitos na fase adulta, mas em sua fase filhote chama ainda mais atenção. Escolha o Azul Russo se você deseja um gato distinto, bonito e de personalidade única.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.