Cats.blog.br
Gato Angorá

Guia de raças: Gato Angorá

Gato Angorá

O Angorá é um gato doméstico e é uma das raças mais antigas do mundo. Essa raça é natural e surgiu na região da Turquia, mais precisamente em Ancará, no século 17, podendo também ser chamada de Ankara.

Os registros de aparecimento dessa raça mostram que ela teve origem por mutações genéticas naturais no século 17 onde esse tipo de gato tinha seu pelo branco (ausência de cor) e pelos longos. Saindo da Turquia e indo para a Europa os Angorás ficaram bastante populares, porém, praticamente desapareceram durante o período Vitoriano.

Hoje o gato Angorá é na verdade uma criação artificial baseada na genética original do felino, mas com melhorias em relação ao seu pelo que se tornou mais sedoso. A variedade de cores também foi adicionada no Angorá artificial.

Origem e História do Gato Angorá

Os Angorás turcos domésticos têm sua descendência nos gatos selvagens africanos, e através da procriação e da seleção natural, os Angorás são uma raça que se originou nas regiões montanhosas da Anatólia (na Ásia) e a característica principal inicialmente, eram seus pelos longos. Mais tarde, essa raça seria largamente encontrada na Turquia.

Com a popularidade dos gatos de pelos longos devido a sua beleza, em pouco tempo eles começaram a ser importados para a Europa, partindo principalmente da China, da Pérsia e da Turquia. Os países que mais importavam os Angorás eram a França e a Inglaterra.

Devido ao seu pelo que chamava bastante a atenção, os Angorás quase foram extintos porque sua pele começou a ser utilizada para a fabricação de casacos persa. Já no século 17 o Angorá já era reconhecido como raça em toda a Europa.

A ligação com a Pérsia não remete apenas ao fato de que os Angorás quase foram extintos, mas também a uma ligação entre raças, onde o gato persa teria sido uma mutação dos Angorás. Não se sabe ao certo se o gato persa é uma raça pura ou não, porém, por volta do século 19 relatos e estudos comprovam que persas e Angorás eram idênticos.

Já no século 20, o Angorá começa a ser mais protegido na Turquia através de projetos de reprodução iniciados principalmente pelo zoológico de Ankara, porém, essa campanha privilegiava apenas os Angorás de pelo branco puro e com os olhos ímpares, de duas cores, sendo um azul e o outro âmbar.

Em 1963 o Angorá Turco era levado para o Canadá e reconhecido como uma raça com pedigree em concursos, mas seu reconhecimento oficial só foi feito quinze anos depois, onde apenas o Angorá branco constava como raça.
Hoje em dia o Angorá turco já aceito como raça em diversas cores.

Os criadores de gatos Angorá da Turquia, porém, não reconhecem os gatos americanos como uma raça pura e dizem que os verdadeiros Angorás turco com o DNA do zoológico de Ankara apenas existem no país e possuem características diferenciadas, tendo uma saúde muito mais forte e ossos mais firmes.

Características Físicas do Gato Angorá

A principal característica física do Angorá é seu pelo longo e sedoso, e por isso são considerados um dos gatos mais bonitos do mundo. O corpo do Angorá é curvado e seu tamanho é médio.

A principal cor e a marca registrada dos Angorás é a branca, porém, já existem variedades de cores dessa raça, onde a coloração laranja também sobressai até mesmo entre os Angorás considerados “sangue puro” da Turquia.

As demais colorações do Angorá podem ser: tigrado com branco, tigrado, preto com chocolate e demais tons esfumaçados. Todas essas cores poderão ser aceitas em um gato Angorá com pedigree, porém, existem exceções com algumas cores que podem significar o cruzamento com outras espécies, principalmente com os siameses.

Os olhos são outra característica interessante deste gato que podem inclusive ser ímpares (de cores diferentes), variando entre azul, amarelo, âmbar e verde. O formato dos olhos é amendoado, as orelhas são pontudas e a cauda é bastante peluda.

Temperamento do Gato Angorá

Os Angorás são gatos bastante ativos, atléticos, inteligentes e brincalhões, e normalmente eles se apegam a uma pessoa da casa ou da família que se tornará seu principal companheiro.

A inteligência dessa raça é muito marcante, e esse tipo de gato é capaz de resolver problemas facilmente. Considerado um gato fiel, o Angorá tenta sempre ser útil de alguma maneira para o seu dono, seja através de sua inteligência e de seu treino ou através de suas brincadeiras. A vontade de interagir com os seres humanos é bastante encontrada na raça.

Por serem ativos, brincalhões, mas ao mesmo tempo tranquilos, os Angorás se dão bem em ambientes familiares, com crianças e até mesmo com outros animais. Esse tipo de gato não se incomodará com uma casa mais agitada e estará sempre de olho em tudo o que acontece em seu ambiente, escolhendo lugares mais altos para observar toda a casa.

Outra característica interessante quanto ao seu temperamento é que eles gostam de subir nos ombros de seus donos. Com esse temperamento amável e ao mesmo tempo ativo e brincalhão, o Angorá é um dos preferidos entre aqueles que adoram os felinos.

Genética do Gato Angorá

A genética do Angorá é bastante interessante quando falamos da relação da cor dos seus olhos com a surdez. Os Angorás considerados mais bonitos são aqueles de pelo branco e olhos azuis, porém, o gene W que é responsável por esse resultado, pode também ser responsável pela surdez do felino, onde muitos nascem com surdez do mesmo lado do olho azul (em caso de olhos de cores diferentes), ou até mesmo com surdez nos dois ouvidos, caso ele tenha os dois olhos azuis. A surdez dos Angorás é comum e esses gatos conseguem viver normalmente se mantidos dentro de casa. Existe também um grande número de Angorás de olhos azuis que não possuem surdez.

Outras doenças genéticas relacionadas aos Angorás que podem ser mais sérias são a Ataxia Hereditária que faz com que o felino tenha movimentos involuntários e não sobreviva à idade adulta, e a Cardiomiopatia Hipertrófica que está relacionada ao coração do felino e também pode ser fatal, porém, essas duas doenças genéticas são consideradas raras.

O Angorá é um gato bastante forte e resistente, e os cuidados com sua saúde são comuns, como os que teremos com quaisquer outros animais. Essa raça é bastante apreciada no mundo todo não só por sua beleza, mas também por seu temperamento amável.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.