Cats.blog.br
diarreia em gatos

Diarreia em Gatos: Saiba as Causas e Como Tratar!

diarreia em gatos

Assim como acontece com nós, seres humanos, os animais estão sujeitos à diarreia. Se você possui algum animal de estimação, especialmente gatos, em um momento ou outro você terá que lidar com ele doente. Uma das razões mais comuns pelas quais gatos são levados aos veterinários é por causa da diarreia. Portanto, é importante procurar saber sobre as principais causas de diarreia em gatos e como tratá-la.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e saiba tudo sobre as possíveis causas e como tratar um gato com diarreia. Vamos lá?

 

Quais são as causas da diarreia em gatos?

A diarreia é relativamente comum em gatos, assim como em outros animais e nos seres humanos. As causas podem variar, mas as mais comuns podem ser divididas em:

Dietética

  • Alergia a determinados alimentos;
  • A intolerância alimentar (lactose do leite, por exemplo);
  • Ingestão de algo que ele não deveria ter comido (lixo, principalmente);
  • Mudança repentina na dieta (a transição da ração para uma alimentação natural para gatos também pode levar a diarreia).

Infecciosa

  • Infecção bacteriana (salmonela ou tuberculose);
  • Infecção por parasita (vermes).

Inflamatória

  • Colite (inflamação do cólon);
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas).

Sistemático

  • Hipertireoidismo;
  • Doença renal;
  • Doença hepática;
  • Complicações da diabetes.

Em gatos expostos diariamente ao ar livre, parasitas ou vermes podem causar uma diarreia comum. Já com os gatos mais velhos, a diarreia pode ser um sintoma de uma doença mais grave. Muitas vezes a diarreia em gatos é causada por algo simples, como uma mudança na alimentação. No entanto, de qualquer maneira, levar o seu gato com diarreia ao veterinário é a melhor coisa a se fazer, mesmo sendo uma diarreia simples.

 

Como tratar a diarreia em gatos?

O tratamento da diarreia em seu gato vai depender se a diarreia em si é comum ou mais grave, pois pode ser um sintoma de outra doença, como o hipertireoidismo, por exemplo. No entanto, os tratamentos mais comuns para diarreia em gatos são:

“Descansar” o intestino – em alguns casos de diarreia em gatos, a retenção de alimentos por um curto período (12 horas) pode ajudar as coisas a se normalizarem. No entanto, um gato não deve ser privado de comer por 12 horas. Portanto, se deve retirar alimentos específicos, os quais você possivelmente acha que gerou a diarreia. Se você deu chocolate ao seu gato, por exemplo, então você já sabe o que retirar.

Terapia dietética – mudar para uma alimentação mais simples e natural, altamente digestível e muito útil para combater a diarreia. Uma alimentação natural para gatos movida por frango ou peixe com um pouco de arroz branco é o suficiente em curto prazo, mas para um tratamento em longo prazo, visitar um veterinário é essencial.

Remédios – se a diarreia é infeciosa, causada por vermes, por exemplo, então você optará por um remédio para diarreia de gato. No entanto, de qualquer forma, visite o seu veterinário a fim de obter a indicação do medicamento ideal para o seu gatinho.

Ingestão de líquidos – quando a diarreia é mais grave do que o normal, normalmente os gatos ficam desidratados. Por isso, se o seu gato está com diarreia, verifique se ele está bebendo água o suficiente, pois assim você poderá evitar problemas maiores.

 

Se o meu gato tiver diarreia, quando devo levá-lo ao veterinário?

Se o seu gato der diarreia, então você deve levá-lo ao veterinário, é bem simples. Seu veterinário irá fazer-lhe algumas perguntas para determinar quão grave é a diarreia. Será útil seu veterinário saber quando a diarreia começou, quantas vezes seu gato defecou e a cor das fezes. É extremamente importante que você chame seu veterinário imediatamente se:

  • As fezes do seu gato estão pretas ou com sangue;
  • Você suspeita que ele possa ter comido algo tóxico ou venenoso;
  • Seu gato está com febre, muito triste ou desidratado;
  • As gengivas do seu gato estão pálidas ou amarelas;
  • Seu gato também está vomitando;
  • Ele parece estar com dor também.

 

Como vimos ao decorrer do post, há muitas causas e tratamentos para diarreia em gatos. Por isso, é extremamente importante falar com seu veterinário para garantir um plano de tratamento adequado para seu gato, especialmente quando o caso é grave.

Não espere muito tempo para levar o seu gato ao veterinário, pois isso irá ajudar a evitar problemas mais graves. Ao saber a causa da diarreia, os sintomas aparentes e iniciar o tratamento do seu gato o quanto antes, você pode ajudá-lo a ficar melhor.

E você, já passou por algo parecido com o seu gato? Como foi o tratamento do seu gato com diarreia? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Julio Cesar

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.