Como escolher a melhor ração para gatos?

Como qualquer dono de um animal de estimação, todos nós queremos manter nossos gatos saudáveis. No entanto, escolher a melhor ração para gatos pode ser um pouco complicado, afinal, há diversas opções e você pode não saber que tipo comprar.  As opções são intermináveis e os termos da embalagem parecem estar em grego.

Então, qual a melhor ração para gatos?

Se você já se fez essa pergunta na hora de escolher uma ração para o seu gato, este texto foi preparado exclusivamente para você! Já falamos aqui no blog anteriormente sobre os benefícios de uma alimentação natural para gatos, mas, no post de hoje, vamos lhe ajudar a escolher a melhor ração para o seu gato. Vamos lá?

 

O que há na melhor ração para gatos?

 

A Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ) estabeleceu algumas diretrizes quanto ao que deve ser incluído no rótulo de um alimento para animais.

Então, comece olhando o nome da ração para gatos. A ABCQ exige que se o alimento é anunciado como uma ração de um único ingrediente, ela deve conter pelo menos 95% desse ingrediente. Da mesma forma, se a ração é uma combinação de ingredientes, a combinação deve contabilizar os 95%. Por exemplo, se a ração para gato alega ser feita exclusivamente de carne bovina, a carne deve representar 95% do alimento. Agora, se a ração é de peru e carne, então ela deve ter 95% de peru e carne combinada.

Rações com frases descritivas (como jantar, entrada, etc) em seus rótulos devem conter pelo menos 25% do ingrediente nomeado. Já as rações para gatos que indicam “com” um ingrediente específico (como “com queijo”) precisam conter apenas 3% do ingrediente nomeado. E as rações que anunciam “sabores” (como “sabor de galinha”), precisam conter apenas uma quantidade detectável do ingrediente em questão.

 

Rações para gatos adequadas à idade

Os gatos progridem através de três estágios da vida:

  1. Filhote
  2. Adulto
  3. Velho

O estágio da vida do seu gato é um fator importante na determinação da melhor ração para ele. O que ele deve comer deve ser formulado para atender às necessidades nutricionais da sua idade.

  • Um gato filhote precisa de uma ração para gatos rica em proteínas e gordura para desenvolver ossos, dentes e músculos. Gatos mais novos são mais ativos do que os gatos velhos e tendem a converter calorias rapidamente em energia.
  • Um gato adulto precisa de uma ração de baixa caloria, especialmente se for um gato gordo. Estar cima do peso, assim como com os seres humanos, pode levar a doenças como artrite, doenças cardíacas e até mesmo diabetes em gatos.
  • Um gato mais velho é, normalmente, mais sedentário. Portanto, é interessante optar por rações para gatos que sejam pobres em gorduras e que contenham proteínas altamente digeríveis, aliviando assim a carga em seus rins.

 

Fique atento, pois está tudo no rótulo!

Uma alimentação saudável é a chave para que o seu gato tenha uma vida longa e livre de doenças. As necessidades nutricionais de um gato são relativamente simples. Então, ao escolher uma ração para o seu gato, leia os rótulos. Os ingredientes básicos que normalmente estão listados no topo são:

  • Proteína de alguma fonte de carne (peru, frango – e não apenas “carne”).
  • Taurina, um aminoácido essencial.
  • Vitaminas, minerais, ácidos gordos, enzimas, etc.
  • Água (especialmente em ração úmida para gatos).

Ingredientes a se evitar:

  • Açúcares adicionais
  • Fubá
  • Cargas excessivas de carboidratos

 

Onde comprar?

É fácil encontrar uma ração para encher a tigela do seu gato, mas para ter certeza que você está oferecendo a melhor ração para o seu gato, compre com o seu veterinário (caso ele venda rações para gatos) ou em uma loja e empresa que você confia.

 

Por fim, siga as orientações com a ajuda do seu veterinário

Todos os alimentos para animais de estimação são obrigados a conter orientações de alimentação. No entanto, alguns gatos podem exigir diferentes quantidades de alimentos. Portanto, converse com o seu veterinário e peça-o para realizar uma análise da condição corporal do seu gato a cada consulta. Determinar a condição física do seu gato é a melhora maneira de determinar qual a melhor ração para ele.

Ao determinar se o seu gato está acima do peso, abaixo ou em seu peso ideal e escolher a melhor ração para gatos, seu amigo peludo prosperará, mantendo-se saudável e ativo durante toda a sua vida.

E você, ainda tem dúvidas sobre como escolher a melhor ração para gatos? Tem alguma experiência curiosa sobre o tema? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh