Por que os gatos se lambem? Entenda o hábito

Há uma série de motivos por que os gatos se lambem, sendo a maioria deles relacionada à limpeza e à capacidade de manter seu asseamento, bem como à proteção daqueles que fazem parte de sua família.

Os fatos são equipados com uma língua muito eficiente para a lambida e retirada de sujeiras. Seus dentes também auxiliam no funcionamento como uma espécie de “pente” e suas patas são bastante eficientes como uma forma de aplicar saliva em sua pelagem.

Entenda mais os motivos pelos quais gatos se lambem, e quais são as principais informações relativas a este hábito que pode parecer nojento para nós, mas é uma questão de higiene.

Um hábito para toda vida

Gatos aprendem a lamber desde seu nascimento. As mães lambem seus filhotes logo após o nascimento para deixá-los limpos e para estimular que eles realizem suas funções fisiológicas. Com cerca de um mês de idade, os gatos já começam a desenvolver a capacidade de lamberem a si mesmos, e uma semana depois disso começam a lamber seus irmãos e sua mãe.

Esse hábito desenvolve-se em uma espécie de atividade social, que serve tanto para questões de higiene, quanto para o fortalecimento de laços entre gatos. Por isso, é correto dizer que, além da função higiênica, gatos se lambem com um caráter social.

Funções psicológicas e característica sintomática

Além da questão higiênica e social, a ato de lamber-se pode envolver uma característica psicológica. Nota-se que gatos passam mais tempo realizando essa prática quando estão ansiosos ou frustrados. Isso ocorre pois gatos apresentam um padrão comportamental de desenvolver um comportamento novo diferente das possibilidades que estão em conflito.

Se um gato não consegue tomar uma atitude em relação a atacar ou fugir de outro gato com o qual se sente ameaçado, é comum que sua opção seja simplesmente não fazer nenhum dos dois e começar a se lamber!

Em geral, isso não é nenhum problema, e não passa de uma característica destes animais. Há, no entanto, sinais que podem ser observados neste hábito. A prática excessiva e aparentemente sem motivos pode indicar que o gato esteja estressado, com medo ou com algum tipo de problema. Em alguns casos, a compulsão pode ser tão elevada que gera uma espécie de alopécia, na qual o gato perde muitos pelos e pode desenvolver feridas e infecções pelo excesso de fricção no local.

Nestes casos, o problema é comportamental, mas geralmente o tratamento é feito no sentido de descobrir a causa da alteração do comportamento, de modo a reduzir o estresse do animal.

Meu gato me lambeu. O que isso significa?

Se seu gato tem o hábito de lamber você como faz com outros fatos, sinta-se feliz. Essa é uma demonstração de afeto e sociabilidade, e é um ato análogo ao que faria com os irmãos e com a própria mãe.

Essas lambidas podem ser, também, com o objetivo de sentir gostos de alimentos ou objetos que estavam na sua mão, como sal ou temperos. Para seu bem, no entanto, sugerimos que você pense que é uma demonstração de afeto!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh