Por que os gatos ronronam? Algumas razões vão te surpreender

A maioria das espécies felinas ronrona. Em gatos domésticos, normalmente você verá um gato ronronando quando ele estiver cuidando de seus filhotes ou quando o seu dono estiver forçando uma socialização através de carícias ou alimentando-o. Mas a principal questão deste post: por que os gatos ronronam? O que há por trás disso?

Ah, ele só está feliz, relaxa.

Provavelmente, você já ouviu isso de outra pessoa que também possui um gato, não é? Embora o ronronar dos gatos seja uma expressão de prazer e/ou um meio de comunicação com seus filhotes, existem outras razões pelas quais seu gato pode estar ronronando, bem como muitas teorias, como auto cura, acredite ou não.

Os seres humanos sorriem quando estão felizes e também quando estão nervosos. Então, é de se presumir que o por que os gatos ronronam tenha muitas explicações.

Gatos podem ronronar durante uma visita ao veterinário, quando se sentem ameaçados ou quando estão se recuperando de uma lesão. Este enigma, digamos, tem levado cientistas a investigarem o verdadeiro motivo por que os gatos ronronam e, recentemente, algumas coisas foram descobertas sobre o ronronar dos gatos.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e saiba o verdadeiro por que os gatos ronronam. Vamos lá?

Por que os gatos ronronam? O que há por trás disso?

O ronronar dos gatos começa no cérebro. Basicamente, um oscilador neural envia sinais para os músculos laríngeos, fazendo com que eles se contraiam. Isso faz com que as cordas vocais se separem quando o gato respira e inspira, produzindo o ronronar.

No entanto, nem todos os gatos podem ronronar. Gatos domésticos, bem como alguns gatos selvagens e seus parentes conseguem ronronar. Até mesmo hienas e guaxinins podem ronronar. No entanto, os felinos que ronronam não conseguem rugir e, logicamente, os que rugem (leão e o tigre, por exemplo) não podem ronronar.

Veja logo abaixo o ronronado de um Guepardo, o qual mediu 67.7 decibéis – que é equivalente ao barulho de um cortador de grama ou um secador de cabelo.

Ok, agora que você já entendeu de onde vem o ronronado dos gatos, chegou a hora de descobrir por que eles ronronam. Segue abaixo algumas das razões (baseadas em teorias científicas) pelas quais o seu gato pode estar ronronando. Vejamos:

1. Comunicação

O primeiro motivo por que os gatos ronronam pode estar relacionado diretamente com a comunicação com você e com os filhotes do gato em questão. Na Universidade de Sussex, na Inglaterra, um estudo mostrou uma variação no ruído dos gatos, alguns extremamente semelhantes ao choro de um bebê. De acordo com o mesmo estudo, os gatos podem emitir gritos lamentosos e irritantes dentro de seus ronronos para conseguirem comida mais rapidamente, assim como as crianças fazem.

Veja logo abaixo um dos ronronados especiais:

2. Auto cura

Não é ficção científica, o ronronar dos gatos realmente está ligado à auto cura!

Elizabeth von Muggenthaler, uma pesquisadora de bioacústica, acredita que os gatos também ronronam para se curar. Frequências entre 24-140 vibrações por minuto contribuem para o crescimento ósseo, alívio da dor e cicatrização de feridas.

O ronronar dos gatos também pode:

  • Curar ossos e feridas de forma mais rápida;
  • Construir músculos e reparar tendões;
  • Melhor respiração;
  • Diminuir o inchaço.

Dito isto, entendemos não só o por que os gatos ronronam, mas também o por que de eles não terem tantos problemas nos ossos e músculos quanto os cães, por exemplo.

3. Forma de se acalmar

Entre as razões pelas quais os gatos ronronam apresentadas durante o post, o mais provável, no entanto, é que os gatos ronronem simplesmente para se acalmarem.

Assim como os seres humanos se acalmam chorando, sorrindo e distraindo-se, os gatos também ronronam em situações estressantes a fim de se acalmarem.

Enfim, é só questão de observar

A verdade mais aceita sobre o por que os gatos ronronam é, basicamente, uma mistura das 3 razões citadas ao longo do post. Portanto, quando o seu gato ronronar, fique atento se há algum sinal corporal, como o seu rabinho esfregando em você, por exemplo. Normalmente, a partir desses sinais você vai entender que ele quer alguma coisa de você, seja comida, mais atenção ou que simplesmente brinquemos com ele.

O som do ronronar dos gatos costuma variar de acordo com o que eles estão fazendo, sentindo e, principalmente, do que eles querem conseguir de você (como o som irritante semelhante ao choro de um bebê para conseguir comida mais rapidamente).

Enfim, esses sons e vibrações que nossos gatos emitem em determinadas situações continuarão chamando a nossa atenção e, principalmente, de cientistas de buscam respostas mais concretas sobre o por que eles ronronam.

E você, tem alguma outra opinião sobre o por que os gatos ronronam? Gostaria de acrescentar alguma outra teoria? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh