Osteoartrite em gatos: Causas, sintomas e tratamento

O gato sempre tem muita energia e vitalidade, mas, depois de uma vida completa de saltos, corridas, e brincadeiras, o seu corpo começa a pagar o preço. Geralmente, os gatos mais velhos podem apresentar quadros de Osteoartrite, mas, você pode está se perguntando, o que é essa doença. Calma, iremos explicar tudinho aqui nesse artigo.

O que é Osteoartrite?

É uma doença articular degenerativa, ou mais conhecida como Osteoartrite. Essa doença causa muita dor e sofrimento ao seu gatinho, por conta das inflamações e dores nas articulações. Essa doença é bastante comum entre os gatos, já que 90% dos gatos que tem mais de 8 anos de idade, já apresentam algum sinal da doença.

Quais são os sintomas? 

– Você vai perceber a mudança de comportamento. O gato vai ficar mais quieto, com bastante dificuldade para subir móveis ou escadas.

– Além disso, ele não vai se alimentar direito, e pode ficar deprimido e triste.

– Quando ele for fazer as suas necessidades, ele pode sentir dificuldades para entrar na caixa de areia, e acaba fazendo tudo fora.

– Sem higiene. Ele vai ficar claramente mais sujo, sem ligar muito para a sua limpeza.

– Quando você for fazer carinho nele, ele pode ficar irritado.

Quais as áreas mais afetadas?

Praticamente todas as articulações do seu gato vão sofrer. Joelhos, coluna, calcanhar, ou seja, o seu gato vai sentir muito incomodo.

O meu gato tem esses sintomas, o que fazer?  

Não perca tempo, leve o gato o mais rápido possível a um veterinário. Lá, as suas dúvidas serão sanadas sobre a doença, e assim como o tratamento. É importante salientar, a doença não tem cura, mas, tem várias formas que tratar e diminuir o sofrimento do seu felino.

– Use analgésicos. Com a indicação do veterinário, você vai poder usar alguns anti-inflamatórios específicos, que podem ajudar e muito no tratamento.

– Mude tudo. Como ele vai ter mais dificuldades para se locomover, é importante mudar a altura da caixa de areia, opte por uma com bordas mais baixas. Também pode mudar para comedouros elevados, com ele, o seu gato não vai precisar se abaixar muito para chegar na comida. Com pequenas mudanças, você pode facilitar e muito a vida do felino e já ter alguns resultados.

– Use remédios naturais. Uma excelente opção para ajudar na luta contra a Osteoartrite, é o uso de medicamentos naturais. Como são totalmente naturais, não tem contra-indicação ou efeitos colaterais. Mas, não esqueça, para usar medicamentos naturais também é necessário ter cuidados, e também ter sempre o acompanhamento de um veterinário.

Dicas e informações.

– Evite locais úmidos. Em locais com excesso de umidade, os sintomas da doença podem piorar.

– Tente mante-lo em forma. Com mais peso, ele vai ter ainda mais dificuldade para se locomover, e tudo isso pode piorar os sintomas da doença. Tente mante-lo em forma, para perder peso, e também deixar as articulações mais flexíveis.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh