Melhores antipulgas para gatos

A escolha entre os melhores antipulgas para gatos geralmente está relacionada à rotina do felino e à facilidade de aplicação de certas soluções. Em muitos casos em que o animal não sofra muito com o contato com a água, por exemplo, a manutenção com um bom shampoo antipulgas tende a ser suficiente para manter o felino livre de infestações. Em outros casos, apenas cuidados a seco funcionarão.

Qualquer que seja o seu caso, é necessário considerar que o tratamento de pulgas é essencial, e deve ser feito o quanto antes. Isso porque estes parasitas podem gerar, além de desconforto físico, diversos outros problemas para a saúde do animal, como favorecer novas doenças ou infecções localizadas.

Confira alguns cuidados especiais e quais são os melhores antipulgas para gatos, de acordo com o tipo:

Cuidados e fatores que devem receber atenção

Em primeiro lugar, antes de escolher os melhores antipulgas para gatos, você deve considerar que existem dois “frontes de batalha” contra as pulgas: em primeiro lugar, o corpo de seu próprio gato. Mais importante ainda, no entanto, é a questão do ambiente. Estima-se que mais de 90% das pulgas com potencial de infestar um felino não estão diretamente em seu corpo.

Por isso, é necessário considerar os possíveis locais de onde a infestação surge. Se é provável que seu gato as adquira dentro de casa, inicie o processo por encontrar essas fontes, e trate o gato conjuntamente. Se ele provavelmente as adquire na rua, no entanto, pode ser necessário focar em algum produto que dê mais atenção para o próprio gato, como um coleira antipulgas. Por isso, na escolha dos melhores antipulgas para gatos, tudo depende de contexto.

Os melhores antipulgas para gatos

Existem diversos tipos de produtos antipulgas, iniciando-se pelos shampoos e entrando em várias outras modalidades. Entre os principais tipos, destacam-se:

Coleiras antipulgas

Em geral, essas coleiras são produzidas com um plástico que possui um inseticida interno, que é liberado aos poucos e ao longo do tempo, espalhando-se sobre a pelagem do animal. Elas também possuem ação repelente, o que permite eliminar as pulgas já instaladas e afastar potenciais infestações novas.

Pente antipulgas

Os pente antipulgas funcionam de forma parecida com as coleiras, mas a ação é oferecida diretamente através de um pente, que precisa ser cuidadosamente passado por toda a pelagem do animal. Há, também, pentes de buscam resolver apenas de forma física, sem riscos de contaminar o gato de alguma maneira.

Talco antipulgas

Outra opção para quem busca um tratamento externo é o uso de talcos especializados no assunto. Em geral, ácido bórico, butóxido de piperonila e permetrina são os ativos mais importantes neste tipo de produto.

Trata-se de uma das opções mais eficientes entre os melhores antipulgas para gatos, mas aumenta os riscos de contaminação leve do gato, se ele ficar lambendo os locais onde o talco foi aplicado. Por isso, o ideal é aplicar o produto no torso, sobre a coluna.

Spray antipulgas

A opção de spray é, na realidade, muito semelhante à de um talco. A vantagem, no entanto, é a diminuição do risco de contaminação e a maior facilidade de sua aplicação. Em geral, este produto é vendido em um pequeno frasco contendo o concentrado, que deve ser diluído em água e aplicado com a garrafinha por todo o corpo (menos o rosto) do animal, certificando-se de que ele já está completamente seco antes que saia de vista.

Comprimidos antipulgas

Uma opção mais radical é recorrer aos comprimidos. Na prática, este tipo de produto é o mais eficiente, mas pode gerar alguns efeitos colateais no felino. Isso porque ele se espalha pela corente sanguínea, fazendo com que seus efeitos inseticidas sejam espalhados por todo superfície do corpo através dos poros da pele. A ação geralmente leva menos de um dia, mas só costuma ser uma opção indicada para casas mais graves.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh