Maine Coon: conheça tudo sobre a maior raça de gatos do mundo

A raça de gatos Maine Coon se tornou uma das mais conhecidas do mundo por conta do seu tamanho, sendo atualmente o maior do mundo. Sua origem é do estado do Maine, estado norte-americano, o que explica o seu nome. Não existe uma comprovação de qual é a origem da sua raça. Mas, acredita-se que ele seja resultado de um cruzamento de gatos que foram trazidos pelos colonizadores para os Estados Unidos com gatos domésticos.

Por conta do seu tamanho e resistência a climas extremos, ele era usado como animal de caça. Ainda não se sabe a origem para o nome Coon, mas existem duas teorias que tentam explicar o nome.

Uma delas diz que o nome é uma alusão ao capitão do navio que levou as primeiras raças para o território norte-americano, um senhor que se chamava Coon. Já a outra diz que um gato cruzou com um guaxinim, gerando uma ninhada, e por isso o nome. Vale ressaltar que isso é impossível biologicamente.

Características da raça

Com certeza, a mais marcante e principal caraterística do gato Maine Coon é o seu tamanho. Os machos podem chegar a pesar 11 quilos e as fêmeas até 8 quilos. Quando adulto, é comum os gatos passarem os 30 centímetros de altura e mais de 1 metro de comprimento.

A sua calda é muito semelhante a de um guaxinim e, por conta disso, alimentou ainda mais o mito que essa raça seja um cruzamento entre as duas espécies. Diferente de outras raças, o Maine Coon demora mais tempo para amadurecer o seu corpo fisicamente.

Com a junção de todas as suas principais características, o Maine Coon se tornou um gato muito forte, que aguenta condições climáticas extremas.

Comportamento

Essa é uma raça que é muito indicada para ser criada em apartamentos por conta da sua fácil adaptação em qualquer ambiente. Apesar do seu tamanho, o Maine Coon tem um temperamento dócil, amigável e companheiro. Em caso de ter outros gatos em casa, ele vai ser companheiro de todos e não haverão brigas entre eles.

Veja também: Raças de gato boas para apartamento; confira quais são

Cuidados com o Maine Coon

A raça é forte e com grande resistência. Mesmo assim, é importante ter alguns cuidados com o seu gato Maine Coon para evitar problemas de saúde futuros.

  • Escove o seu pelo. Mesmo não tendo uma pelagem longa, é importante escovar o seu pelo pelo menos duas vezes na semana.
  • Faça ele gastar energia. Essa raça tem muita energia. Por isso, tenha brinquedos por perto e tente fazer com que ele se exercite.
  • Alimentação e higiene. Por ser um gato grande, a sua higiene precisa de um cuidado especial. Pelo mesmo motivo, a sua alimentação diária precisa ser balanceada.
  • Essa raça pode ter algumas doenças com mais frequência, como a cardiomiopatia hipertrófica felina e atrofia muscular espinhal. Ter alguns cuidados pode evitar problemas maiores para a saúde do seu felino. Também é importante ir ao veterinário com uma frequência maior.

Quanto custa?

O valor do Maine Coon pode variar muito, dependendo do sexo, histórico da família e tamanho. Em média, o preço do filhote pode variar de 1 a 3 mil reais.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh