Guia de Raças: Gato Himalaio

O gato himalaio é uma raça razoavelmente parecida com a do gato persa. Suas diferenças surgem, no entanto, no que diz respeito às colorações e aos impressionantes olhos azuis. A raça é facilmente reconhecida a partir de sua coloração característica e distribuída de forma específica, além da beleza dos olhos.

Trata-se de um gato de estatura média, personalidade afável e história razoavelmente recente, o que permitiu o desenvolvimento de uma espécie conscientemente criada, com a responsabilidade necessária.

Saiba mais sobre o gato himalaio, suas características, cuidados necessários e principais pontos de necessitam de atenção de potenciais donos da raça:

História e origem do gato himalaio

A origem do gato himalaio data das décadas de 1920 e 1930, quando criadores de vários países diferentes uniram-se na intenção de criar um gato com o corpo típico de um persa, mas com a os padrões de coloração semelhantes ao de um gato siamês.

Os primeiros gatos que apresentavam estas características foram registrados em 1924, quando gatos persas foram cruzados com siameses, criando os primeiros gatos que foram chamados de “malaios”.

O primeiro gato efetivamente denominado como himalaio, no entanto, surgiu em 1930, a partir do esforço de geneticistas da universidade de Harvard. O desenvolvimento evoluiu sempre com o objetivo de desenvolver as características estruturais de um gato persa, mas com o rosto de pelagem escura que esmaece de forma gradiente, até readquirir o tom em suas extremidades. Além disso, é claro, é o destacado olho azul.

Mais de duas décadas e meia passaram-se até o estabelecimento da raça de maneira oficial, sendo seu reconhecimento datado de 1957 pelas principais associações de criadores e geneticistas dos EUA. Durante algum tempo, em especial a partir da década de 1980, várias associações passaram a considerar o gato himalaio como parte da raça persa, uma vez que sua estrutura física é praticamente idêntica.

Atualmente, a questão ainda é polêmica, e várias associações não consideram as duas raças como distintas entre si. Neste caso, interpreta-se o gato himalaio como uma variação de cor. De forma comercial, no entanto, percebe-se a clara diferença entre ambos, havendo pleno reconhecimento de suas individualidades.

Características físicas

O gato himalaio é uma espécie de tamanho mediano, com ossos densos, rabo curto e bastante pelos. Suas pernas são curtas, e aparentam ser ainda menores com a pelagem longa e densa destes animais. Além disso, o gato himalaio caracteriza-se por sua cabeça larga, de face achatada, e pelos pelo grandes olhos azuis arredondados.

Quanto às outras características corporais, a maior parte delas segue a tradição persa, com peso máximo de sete quilos, corpo muscular e denso.

Personalidade e temperamento

O gato himalaio é um gato ideal para companhia, especialmente dentro de casa ou de apartamentos. Em comparação ao gato persa, de onde original, é um pouco mais ativo e independente, mas sua personalidade ainda é marcada pelo apego e afeto aos donos.

Isso garante uma personalidade que é, ao mesmo tempo, disposta a brincadeiras, mas preparada para passar a tarde inteira deitado sobre o colo de seus donos durante o fim de semana. Eles divertem-se com praticamente qualquer entretenimento, mas exigem bastante atenção e carinho, não sendo ideal para quem possui uma rotina agitada, ficando pouco em casa.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh