Gatos podem comer ratos?

Você pode alimentar o seu gato e cuidar dele como se fosse um bebe, mas, nada vai tirar dele os seus instintos naturais de caça. Os gatos tem um corpo, uma técnica apurada, uma visão e garras apropriadas para a caça de animais, então, porque ele não fará isso?

O seu comportamento natural de caça, faz com que ele dedique um bom tempo do seu dia atrás de alguma presa, e muitas vezes, a vitima é um roedor. Uma dúvida que muitos donos de felinos tem é, se o seu gato pode comer ratos. Iremos mostrar nesse artigo, algumas informações que poderá ajudar você a tirar essa dúvida.

Com uma boa alimentação, quando o seu gato capturar um roedor, diminui as chances dele comer. Para ele, pode ser apenas uma brincadeira que ajuda a relembrar os seus instintos naturais.

Mas, e se ele chegar a comer o roedor, o que pode acontecer? Em alguns casos, ele pode ter sorte não se infectar com nenhuma bactéria ou doença. Mas, existe uma possibilidade que ele se intoxique, caso o rato tenha sido envenenado, além de contrair a raiva e leptospirose.

Como foi dito antes, muito dificilmente um gato doméstico vai comer o rato depois de captura-lo. Geralmente, ele brinca com ele, antes de mata-lo, essa brincadeira que parece ser estranha aos humanos, mas é normal para os felinos. Os gatos costumam treinar a sua técnica, por isso, algumas vezes, antes de matar o roedor, ele brinca com ele.

Algumas pessoas acham estranho quando o seu gato, em algum momento, chega em casa carregando um rato, ou até mesmo um passarinho. Ele está fazendo isso para mostrar a sua eficiência, e que é capaz de captura-lo. Então, nesse caso, espere um pouco, pegue a presa e jogue no lixo.

Presa envenenada

Se o seu gato foi caçar, espreitou, e conseguiu capturar um rato, existe a possibilidade dele come-lo. Mas, se isso acontecer, o seu gato pode esta sofrendo risco de vida. Várias pessoas costumam colocar veneno para matar ratos, e caso esse rato tenha sido contaminado, e o seu gato comido ele, parte do veneno pode se transferir para o seu felino.

Os sintomas do envenenamento podem demorar alguns dias para aparecer. Por conta disso, se você desconfia, ele o mais rápido possível a um veterinário.

Dicas e informações 

– Sempre mantenha o seu gato bem alimentado, para que ele não tenha vontade de comer o rato.

– Além de ratos, os gatos também podem comer pássaros. Algumas pessoas colocam pequenos sinos no gato, para que ele espante as possíveis presas. Mas, essa técnica não é 100% eficaz.

– Gatos castrados e não castrados costumam ser bons caçadores.

– As fêmeas são melhores caçadores  do que os machos.

– Caso tenha muitos ratos na sua residência, tente manter sempre os gatos dos ratos, e também dos venenos. É um perigo para a saúde de todos, se encostarem perto dos venenos.

– Tenha cuidado redobrado com os gatos. Se você coloca veneno, os ratos podem ser presas mais fáceis ainda, e com certeza estarão envenenados.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh