Gatos podem comer ração para cachorro?

Um dos erros mais comuns em famílias que possuem mais de um tipo de pet é pensar que gatos podem comer ração para cachorro. Embora seja uma questão óbvia para muitas pessoas, é muito comum que este engano ocorra, especialmente para aqueles que não buscam informações específicas sobre a saúde e o organismo dos animais.

Em alguns locais é inclusive comum alimentar cães e gatos com comidas semelhantes às utilizadas na refeição das pessoas, sem diferenciar ou preocupar-se com o equilíbrio destes alimentos.

O fato é, no entanto, que pensar que gatos podem comer ração para cachorro pode ser um engano potencialmente perigoso para a saúde do felino, e não pode tornar-se um hábito. Gatos precisam comer comida para gato, pois possuem um organismo bastante diferente de outros mamíferos.

Entenda mais sobre a questão se gatos podem comer ração para cachorro, e quais os principais fatores que influenciam nesta proibição:.

Gatos não alimentam-se da mesma forma que cães

Quando alguém pergunta se gatos podem comer ração para cachorro, a melhor forma de explicar os motivos pelos quais isso não pode ocorrer, é explicando parte do funcionamento de seu metabolismo. Entre todos os mamíferos do planeta, os felinos possivelmente são os mais especializados como carnívoros.

Humanos são onívoros, e cães são muito mais tolerantes que os gatos a fontes não animais de alimento. Os gatos, no entanto, evoluíram de forma que seu corpo pudesse sobreviver essencialmente de fontes proteicas animais e água.

Sua ração é formada basicamente dos componentes presentes nas carnes e ovos, enquanto as rações de cachorro incluem muito mais fontes de carboidratos que não são necessários para gatos. Com o repetido consumo da ração de cães, isso pode levar a diversos tipos de doenças potencialmente fatais.

De que forma a ração para cachorros prejudica o organismo dos gatos?

Em geral, a alimentação desejada por cães e gatos é tão diferente que não é nem mesmo comum que gatos tenham interesse por rações caninas, enquanto o contrário é muito frequente. Mesmo assim, é possível que alguns gatos se interessem pela ração canina, e isso é algo que precisa ser evitado.

Entre os principais problemas desta mistura, pode-se destacar:

Falta de vitamina A

Cães são capazes de absorver alguns nutrientes de seu alimento – até mesmo de fontes vegetais – e convertê-los em vitamina A. Por isso, é comum que sua ração inclua um pouco dessa vitamina, e ofereça beta-carotenos para serem metabolizados.

Gatos, no entanto, não conseguem fazer essa conversão, e por isso é necessário que sua ração contenha doses adicionais da vitamina pura, em níveis muito mais altos que a ração canina. Em outras palavras, gatos que alimentam-se da ração de cães podem sofrer deficiência deste importante nutriente.

Falta de taurina

Ainda mais importante que a vitamina A, no organismo de um gato, é a taurina. Novamente, as rações caninas não incluem a quantidade suficiente de taurina em sua composição, pois os cães são capazes de metabolizar o nutriente em seu próprio organismo. Os gatos, por sua vez, não conseguem fazer isso.

Por isso, uma dieta só vai ser adequada para um gato se contar com a quantidade mínima de taurina diretamente adicionada em sua composição básica.

Falta de Ácido Araquidônico

Este ácido graxo de nome esquisito é essencial para cães e gatos, mas – assim como nos casos anteriores – só os cães conseguem produzi-lo internamente. Gatos precisam do componente diretamente em sua alimentação.

Diferenças no nível de proteína

Além dos componentes anteriores, há uma razão principal que tornam a dúvida se gatos podem comer ração para cachorro em um redundante não: rações caninas não possuem a quantidade suficiente de proteínas que um gato precisa para viver de forma saudável, e este é o principal componente que seu organismo exige. Por isso, alimentá-lo com o tipo de dieta errada é uma ideia péssima.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh