Gatos podem comer comida comum?

Uma das perguntas mais recorrentes a respeito da alimentação felina é se gatos podem comer comida regular, como humanos e, até mesmo, cachorros costumam fazer. Essa é uma pergunta bastante complicada, pois gatos podem comer alguns dos alimentos que geralmente incluímos em nossa dieta onívora, mas muitos deles são absolutamente desnecessários para a alimentação felina, além de serem potencialmente perigosos para sua saúde.

Enquanto alguns destes alimentos apenas gerarão nutrientes desnecessários, outros são considerados verdadeiros venenos para o animal. Por isso, mesmo que você conheça algum gato que viveu anos recebendo apenas restos de comida normal, é importante saber que essa situação está longe de ser ideal.

Ao adotar um novo pet, é importante dar a ele condições adequadas de vida, uma vez que ele próprio é incapaz de decidir quais são as melhores decisões para sua saúde. Por isso, entenda quando gatos podem comer comida normal, e quais os riscos de não considerar os cuidados específicos de sua alimentação:

Cuidados e dados básicos sobre a alimentação felina

Em primeiro lugar, é necessário compreender que gatos possuem uma alimentação muito mais especializada do que a nossa. Essa é uma característica típica de todos os felinos: seu corpo é muito mais adaptado para dietas ricas em proteínas e praticamente nulas em relação à concentração de carboidratos.

Com este fator fundamental esclarecido, é possível fazer algumas associações: se a comida que você pretende dar a ele é um frango cozido sem muitos temperos, ou carne sem grandes exageros em relação a sódio, é provável que ele possa comer este alimento.

Se, por outro lado, a comida envolve arroz, massa, doces e fontes diversas de carboidratos, você estará favorecendo que seu gato desenvolva vários tipos de doença, além de estar oferecendo uma dieta completamente inadequada para ele. Gatos podem viver essencialmente de proteínas e nutrientes que alimentos proteicos de fontes animais costumam carregar.

Por isso, gatos podem comer comida se essa comida for especificamente pensada em suas necessidades. Caso contrário – incluindo os casos em que você não saiba balancear estes alimentos – opte por fornecer ração. É uma escolha muito mais segura em relação à saúde de seu felino.

Alimentos proibidos para gatos

Além de haver alimentos pouco recomendados para os felinos, que mostram os riscos de crer que gatos podem comer comida regular, há ingredientes comuns em nossa alimentação que são muito perigosos para os gatos, e nunca devem ser oferecidos a eles. É o caso de:

Peixe cru

Gatos gostam de peixes, certo? Pode até ser verdade, mas isso não significa que o seu sashimi faça bem ao bichano. Peixes crus contém nutrientes que fazem seu trato gastrointestinal ficar irritado, além de causar deficiência de certos tipos de vitamina B, que podem prejudicar seu desenvolvimento.

Cebola e alho

Cebola e alho são ingredientes muito comuns em nossa alimentação, incluindo no tempero de diversos pratos. Para gatos (e, também, para cães), eles são altamente tóxicos. Alguns de seus componentes afetam as hemácias, no sangue, podendo causar anemia de forma muito rápida.

Isso é válido para os ingredientes crus, cozidos, fritos, em pó e todas as outras formas. Cebola e alho são terminantemente proibidos para seu felino!

Bebidas cafeinadas

Café, chás, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeínas são potencialmente fatais para seu gato. Isso não quer dizer que ele não vá dar um gole em uma xícara sobre a mesa, ou até mesmo em suas mãos, se tiver a oportunidade. O problema é que o efeito energético que a cafeína tem sobre os humanos é potencializada em larga escala nos felinos, acelerando o coração ao ponto em que pode ser até mesmo fatal.

Leite

O leite também é proibido para os gatos, depois que atingem a idade adulta. Oferecer como uma recompensa ocasional em pequena quantidade é permitido, mas com frequência pode causar problemas intestinais, pois eles tornam-se intolerante à lactose, na maior parte das vezes.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh