Gatos agressivos: Saiba os motivos e soluções para o problema

A agressividade é normal em qualquer felino. Mas, se o seu gato está violento, para procurar uma solução, é importante saber quais são as causas. Em alguns casos, a agressividade é normal, e não deve ter grandes preocupações. Na grande maioria das vezes, os motivos que o gato está sendo agressivo é o medo, brincadeira, ou incomodo com alguma situação.

Os motivos

Agressão por território

Se alguma coisa estranha entrou no seu território, ou algum lugar onde ele está, instintivamente ele vai atacar para que o mesmo se retire. Uma junção de medo com agressividade, que pode atacar qualquer coisa, desde uma pessoa que entrem no local, objetos ou outros animais. Geralmente, ele começa a rosnar e eleva o corpo, além de levantar os pelos para demonstrar força.

Medo como causa da agressividade

Normalmente, quando o gato está com medo de alguma coisa ou situação, ele parte para o ataque como forma de se defender. Quando estiver nessa situação, espere ele se acalmar, ou as coisas podem ficar ainda piores. A melhor forma para entender qual é o tipo de agressividade, é entender o contexto no qual se encontra.

Agressivo por brincadeira 

Brincadeiras agressivas são comuns nos gatos. Eles podem atacar qualquer coisa quer ver pela frente, até o seu dono, somente em busca de diversão. Quando o gato era filhote, os donos poderiam ficar brincando com ele para ele ficar dando mordidinhas inofensivas. Mas, quando o felino já é adulto, essas mordidas podem machucar e você confundir com agressividade.

Quando eles são filhotes, costumam brincar entre eles, e algumas pessoas também podem confundir essas brincadeiras como agressão.

Frustração 

Essa agressividade pode ocorrer quando o gato não ganha algo que ele quer. Por exemplo, se você estiver fazendo carinho, e parar, ele pode se sentir frustrado e partir para agressão. Quando isso ocorre, ele pode não dar nenhum sinal de agressividade, e impulsivamente começar a agredir.

Entre gatos

Essa agressão pode ocorrer quando os gatos, quando adultos, querem demonstrar sua dominância, e acaba brigando com outro gato. Pode ser uma forma de garantir o seu território, ou impedir que outro gato se aproxime dos seus familiares.

Soluções para o problema 

Não deixe o seu gato com tédio. Os gatos gostam de brincar, pular, morder e arranhar. Algumas vezes quando ele está estressado, veja o que ele faz no durante o dia. Se a casa não tiver brinquedos, arranhadores, ou ele passar muito tempo sozinho, pode gerar uma onda de agressividade do seu felino.

Não puna o seu gato. Se ele estiver agressivo, agir com agressividade não vai resolver o problema, e sim piorar a situação. Trate ele bem, der carinhos e petiscos, mas não o puna pela sua agressividade.

Não deixe ele com medo. Evite situações que possam deixar o seu gato estressado, como novos objetos na casa, ou a chegada de outro animal na casa. Tente demonstrar o máximo de carinho, amor e atenção ao seu felino.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh