Gato Siamês: saiba a origem, características e cuidados

 

Com certeza, ele é um dos gatos mais bonitos do mundo todo. O gato siamês tem como um das suas principais características os seus olhos azuis e, também, a coloração da sua pele. Essa raça é considerada uma das mais dóceis e mais brincalhonas que existem. Com um corpo belo, charmoso e elegante, era considerado como o “gato da realeza”.

Suas origens

O gato siamês é um felino que tem as suas origens no sul da Ásia, mais precisamente na Tailândia. Lá, pela sua beleza e elegância, era considerado o “gato da realeza”, e por conta disso, era mantido em templos sagrados.

Da Tailândia foi levado para a Inglaterra, no ano de 1884. Ao chegar no país inglês, o sucesso foi imenso. Hoje, o gato siamês está espalhado por praticamente todos os cantos do planeta e se tornou a raça de bichano mais conhecida em todo o mundo.

Características da raça

O gato siamês tem algumas características que são de fácil reconhecimento. Ele tem olhos azuis, um corpo comprido, uma cabeça triangular e a cor do seu corpo é mais escura nas extremidades. Mas, no Brasil, algumas características mudam um pouco. Aqui, esse gato tem o corpo menos comprido e a sua cabeça é redonda.

O comportamento

Ele é um gato considerado muito ativo, que gosta de dar e receber carinho. O pet pode te seguir para onde você for, se tornando um excelente companheiro para qualquer momento. Não importa a raça, é preciso dar carinho ao gato para ele não se tornar um animal arisco.

É uma raça bastante inteligente, que vai aprender coisas novas e, também, saber quais são as regras da casa. O gato siamês tem uma como uma das suas principais características o alto som do miado. Por conta disso, ele costuma se comunicar bastante por sons. Então, se você quiser ter um, é melhor tentar entender logo as mensagens que ele quer te passar.

Cuidados com o Siamês

Não importa a raça, todos os animais têm que ser bem cuidados para evitar problemas de saúde no futuro. Claro, com o siamês, não é diferente e precisa de alguns cuidados especiais. Veja a seguir quais são:

  • Cuide bem do pelo. Essa raça tem como uma das suas características a queda do pelo com maior frequência. Por conta disso, é indicado fazer escovação do seu pelo pelo menos uma vez ao dia.
  • Apesar da sua fama, o gato siamês é um gato com saúde frágil. Neste caso, você pode ter que levá-lo ao veterinário com uma frequência maior. Secreção nasal, cálculo na bexiga e problemas nos rins são problemas que podem aparecer no decorrer de sua vida.
  • Uma boa dieta. Assim como qualquer outra raça, é importante manter uma boa alimentação. No entanto, com o siamês, isso é mais importante ainda. Com a sua facilidade de desenvolver alguns problemas de saúde, é importante manter uma boa dieta para mantê-lo com a imunidade alta e evitar problemas maiores.
  • Por último, essa é uma raça de gato amorosa e dócil. Por conta disso, trate bem o seu siamês, a todo tempo, e com certeza vai ter um companheiro para todos os momentos.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh