Gato gordo: Saiba os motivos e soluções para o problema

Com cada vez mais mimos, os animais domésticos estão engordando cada vez mais. Gatos que não são domesticados, não tem a sua disposição comidas prontas, a qualquer momento. Por conta disso, eles sempre estão em busca de alimento, e gastam muita energia para isso.

Já os domesticados, não precisam se preocupar em encontrar comida, caçar e gastar energia. Eles tem tudo pronto, e isso faz com que tenha o aumento de peso que é extremamente prejudicial a vida dos nossos felinos.

Como saber se o seu gato está com sobrepeso?

Saber isso não se torna uma tarefa difícil se o seu gato for de raça pura. Isso porque eles já tem um tamanho médio padrão, e fica fácil descobrir se o gato está gordo ou não. Uma média boa para saber, é se o gato está 1 quilo acima do peso padrão, ele é considerado gordo. Esse cálculo é usado para gatos que pesam entre 4 e 5 quilos. Já outras raças de tamanho maiores, o cálculo já deve mudar.

Por que é tão importante fazer uma dieta para o seu gato?

A vida do seu gato pode perder qualidade com o excesso de peso. Várias doenças podem surgir, como problemas nas articulações, diabetes e também alguns problemas na pele. Com o aumento de peso, ele pode desenvolver várias doenças crônicas e gerar muito sofrimento ao gato, e dor de cabeça aos donos.

Além da questão da saúde, manter o gato saudável, é importante para evitar gastos elevados com veterinários. Imagine o seu gato com excesso de peso, ele vai precisar de remédios e visitas constantes ao veterinário, e tudo isso gera um custo financeiro.

Quais são os motivos do aumento de peso?

Existe dois motivos principais para o aumento de peso do felino: falta de atividades físicas, e excesso de comida.

– Exercícios. Geralmente, gatos que estão acima do peso não estão fazendo exercícios suficientes. Faça com que ele pule, brinque, corra, estimule brincadeiras para que ele se movimente.

– Comida. Uma ração errada, excesso de comida, ou muitos petiscos  durante o dia. É preciso rever a alimentação do gato, com certeza, ele está comendo muita besteira, e exagerando na quantidade.

O que fazer para o gato perder peso?

– Não deixe comida a vontade para o gato o dia todo. É importante ter horários específicos, para que o gato não passe o dia todo comendo.

– Tédio. Se o gato não tem muita coisa para fazer, ele pode engordar. Falta de espaço para brincar, e falta do que fazer durante o dia, são grandes fatores que geram o aumento de peso.

– Troque a ração. Vá a um veterinário e peça informações de qual a melhor ração para dar ao seu gato.

Os gatos não terão grande dificuldade em se adaptar com a nova ração. Eles são 100% dependentes aos seus donos, ou sejam tudo que você der a ele, ele vai ter que comer.

– Use brinquedos. É possível encontrar alguns brinquedos que irão estimular o seu gato a fazer exercícios. Eles tem furos, e você coloca a comida dentro. Para o gato se alimentar, vai ter que tirar a ração de dentro, e isso ajuda a ele se exercitar.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh