Exercícios para gatos: dicas e cuidados

A busca por exercícios para gatos é especialmente comum entre aqueles que mantém seu felino dentro de casa, ou aqueles que vivem em apartamentos e precisam encontrar um momento do dia para estimular o bichano a movimentar-se. Quando tem seu espaço restringido, é fácil que gatos tornem-se sedentários e não gastem a energia necessária.

Isso pode levar o felino à obesidade e a vários outros tipos de doença. Por isso, é necessário estimular o pet com algumas brincadeiras que exijam que ele movimente-se com mais frequência.

Confira qual a importância dos exercícios para gatos, e algumas das principais ideias para estimular seu pet a fazer mais do que passar o dia espichado lambendo os próprios pelos:

Porque promover exercícios para gatos?

A atividade física é essencial para manter um gato dentro de um peso e forma física que seja adequada, com a musculatura forte e a mente alerta. Esses exercícios também costumam ser bastante divertidos para eles, o que faz com que ele desenvolva laços com você e outros animais.

É possível escolher diversos tipos de exercícios, a maior parte deles não envolve muito tempo, esforço ou dinheiro. Além disso, é importante que você o estimule durante todas as etapas de sua vida, sempre adaptando-se aos limites e necessidades de cada uma dessas fases da vida do bichano.

Se você acostumar seu gato a brincar desde cedo, terá muita facilidade em estimular ele durante a vida adulta. Caso você já tenha um gato “gordo e preguiçoso” em mãos, será necessário um pouco mais de esforço para convencer ele a gastar o precioso tempo de descanso em uma atividade física! Mesmo assim, basta encontrar quais são as atividades que chamam seu interesse para começar a estímulo correto.

Ideias de exercícios para gatos

Se você busca ideias de exercícios para gatos, confira algumas destas que costumam estimular os felinos:

Recorra a um arranhador elaborado

Se você não pode dedicar muitos momentos de atenção exclusiva ao seu gato por dia, um arranhador com diferentes “andares” e distrações para ser gato permite que ele gaste energia e pratique exercícios sozinho. Talvez seja necessário que você estimule ele a interagir com o equipamento, mas depois isso ele terá estímulo suficiente para agir sozinho.

Ofereça brinquedo o suficiente adequados à idade do pet

Gatos com uma quantidade suficiente de brinquedos que o estimulem são menos propensos a desenvolver obesidade. Isso ocorre porque ele é mais impelido a brincar em diferentes momentos do dia, e mantém sua atividade física e mental com mais vigor. Não é necessário gastar muito dinheiro com os brinquedos: basta encontrar opções que estimulem seu felino.

Divirta-se com lasers

Uma pequena lanterna laser (daquelas simples utilizadas para apresentar de slides e aulas) é suficiente para muita diversão com um gato. Certificando-se de nunca apontar a luz para os olhos do felino, utilize a luz como uma forma de levar o gato a um brinquedo real durante a brincadeira.

Gatos são malucos pela aparição de um ponto colorido misterioso no chão, mas se não forem recompensados em seguida, podem ficar ansiosos e frustrados. Por isso, permita que ele associe o laser a um brinquedo físico que exista e que ele possa utilizar durante e ao final da brincadeira.

Permita-o brincar com outros gatos

Se seu gato é muito solitário, ele tem maior tendência a tornar-se sedentário. Por isso, faça algum esforço para encontrar um “parceiro” nos exercícios para gatos – seja com o gato de amigos, familiares, ou até mesmo em um local público. Ao contrário do que muitos pensam, gatos são animais sociais, que gostam de trocar experiências e momentos divertidos. Se houver a possibilidade de ter um segundo felino em casa, os exercícios para gatos tornam-se simplesmente naturais, e o único risco é que eles parem de depender de você para as brincadeiras!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh