Como limpar a caixa de areia do seu gato: veja dicas práticas e simples

 

 

Um dos momentos mais temidos pelos donos de gatos é a hora de limpar a caixa de areia deles. A limpeza regularmente é super importante por dois motivos principais: primeiro, nenhum dono quer ver o seu gato  ficar doente por conta da caixa de areia. E segundo, a casa vai ficar com mal cheiro, e ninguém quer isso.

Na criação de um gato, essa é uma das partes mais importantes, e é necessário cuidado. Por conta disso, iremos mostrar para você algumas dicas importantes para fazer essa limpeza de modo mais prático e mais simples.

Evite o contato com o material da caixa

Uma dica simples é usar uma máscara e luvas, que irão ajudar a fazer o trabalho de forma mais rápida e evitar contato com a areia suja. A máscara é importante para evitar a respiração do pó, que pode trazer irritação ao nariz. Já as luvas são para proteger a pele de possíveis reações alérgicas às bactérias presentes nas fezes e urina do bichano.

Limpe a caixa uma vez por dia

Sim! É importante fazer essa limpeza diariamente. Os gatos não gostam de usar uma caixa que esteja com acúmulo de fezes e urina. Nesse caso, ele pode fazer as suas necessidades em outro lugar não apropriado e, dessa forma, gerar dor de cabeça para você.

Use uma pá específica

Existem vários modelos de pás para a coleta da sujeira da caixa de areia de gatos. Normalmente, elas  têm alguns furinhos, que fazem com que toda a sujeira seja coletada e a areia limpa continue na caixa.

Reponha a quantidade de areia

É normal que, com o tempo, a areia fique em menor nível dentro da caixa, uma vez que você vai retirando a sujeira e levando com ela uma boa quantidade do material. Por isso, é sempre importante recolocar areia na caixa sempre para que ela esteja sempre nos níveis adequados.

Lave a caixa

Com água quente, detergente e uma esponja, limpe a caixa para recolocar a areia. Mas lembre-se de que os gatos não gostam de cheiro forte e, por isso, deve-se evitar produtos de higiene muito concentrados. Quando a caixa estiver totalmente limpa, enxágue bem e seque.

Escolha o tipo certo de areia

Os gatos gostam de facilidade. Então, não use areia muito grossa. Com uma areia mais fina, o gato vai ter mais facilidade no uso. Os pets também preferem areias de cor mais claras.

Portanto, não erre na hora de escolher a melhor para o seu bichano! Além disso, com uma areia mais fina e clara, a limpeza vai ocorrer com mais facilidade, deixando ela com cada vez menos resíduos.

Nunca coloque areia demais

Você resolveu lavar a caixa e trocar a areia. Lembre-se que não é indicado colocar muita areia na caixa. Isso porque toda vez que o gato entrar e sair, vai fazer uma bagunça, que pode sujar tudo ao redor da caixa.

Observe se o gato gosta da caixa e da areia

Os gatos conseguem demonstrar tudo com o seu comportamento. Se ele não gostar da areia ou da caixa, ele pode fazer as suas necessidades do lado de fora. Nesse caso, a melhor opção é começar a fazer testes até que se encontre a preferência do seu felino.

Outro problema que pode ocorrer é o cheiro forte ou algum resto de sujeira que pode estar incomodando o seu pet. Por isso, é importante ficar atento (a) a todo comportamento dele.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh