Como fazer um arranhador para gatos em casa?

Já pensou em fazer um arranhador para gatos em casa? À primeira vista, pode até parecer uma ideia um pouco complicada, mas existem diversas formas simples e práticas de montar um arranhador caseiro. Além de economizar dinheiro, o arranhador pode ser confeccionado de acordo com as características e tamanho do gato, atendendo as suas necessidades e às possibilidades do dono.

Confira aqui como montar um arranhador para gatos em casa de forma simples, barata e muito fácil.

Materiais necessários

Para fazer um arranhador para gatos em casa será necessário:

– Corda de sisal

– Retângulo de material resistente (MDF, madeira, papelão, etc)

– Tubo de material resistente (pvc, plástico, papelão, etc)

– Cola especial

– Lixa

Passo a passo

  1. O primeiro passo é fazer um furo central no retângulo de qualquer material resistente. O tamanho do retângulo dependerá do tamanho que você deseja para o arranhador, sempre considerando o espaço disponível na casa para o gato brincar e também o tamanho do seu gato.
  2. O furo deve ter o mesmo diâmetro do cano, uma vez que o cano deverá se encaixar perfeitamente nesse furo. O retângulo servirá como a base do futuro arranhador para gatos.
  3. Caso o retângulo seja de MDF ou outro tipo de madeira, é importante lixar muito bem o furo antes de inserir o cano. Ao lixar, é importante deixar o material o mais regular possível, retirando fiapos de madeira e outros resíduos que podem machucar o gato.
  4. Encaixe o cano nesse furo. Se necessário, utilize uma cola especial para madeira ou plástico para manter o cano bem preso e evitar acidentes com o animalzinho.
  5. Após, cole a corda de sisal ao redor de todo o cano. Para colar, também será necessário utilizar uma cola especial, para evitar que o sisal se desprenda do cano com o tempo.
  6. Deu, o arranhador para gatos já está pronto!

Essa é a montagem básica de qualquer arranhador. Caso você deseje, é possível complementar com outros materiais e deixa-lo ainda mais interessante para seu gato brincar e se divertir. É possível colar corda de sisal ou outro material semelhante na base retangular, para aumentar a superfície que o gato pode arranhar e afiar suas unhas.

Além disso, também é possível adicionar uma nova base no topo do arranhador e cobrir com materiais como sisal ou pelúcia. Também é possível prender no cano pedaços de corda de sisal, deixando-as soltas para o gato brincar.

Benefícios

Esse tipo de brinquedo possui diversos benefícios para todas as raças e tamanhos de gatos. Não importa a idade, todos os gatos gostam de arranhar objetos e afiar suas unhas semanalmente. O arranhador permite que o gato mantenha suas unhas aparadas e deixe de arranhar móveis pela casa, como sofás, cadeiras e tapetes.

Além disso, é uma ótima fonte de diversão e distração, principalmente para animais que passam grande parte do dia sozinhos ou não possuem contato com outros animais. Um bom arranhador pode divertir gatos por diversas horas, auxiliando a evitar o estresse e outros problemas no animal.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh