Como fazer o seu gato usar o arranhador?

Um dos problemas mais comuns que você provavelmente encontrará com um felino novo em casa, é fazer seu gato usar o arranhador. Este item é, aliás, um dos mais populares entre as casas com gatos, pois segura o ímpeto quase incontrolável dos gatos de destruir tudo que está está em seu caminho através de suas garras.

Por isso, ter um destes em casa é quase obrigatório para poupar seus móveis. Tão importante quanto tê-lo, no entanto, é fazer o seu gato usar o arranhador. Muitas vezes, as pessoas percebem que o felino simplesmente não tem interesse no item, e entram em desespero.

A boa notícia é que é possível fazer o seu gato usar o arranhador através de treinamento. Entenda a questão e como evitar que seu gato acabe com seus móveis assim que suas garras aparecerem:

Quais os motivos que fazem um gato não usar o arranhador?

Há diversos motivos que fazem com que gatos prefiram arranhar seus móveis ao arranhador destinado para isso. Em primeiro lugar, é importante compreender que fatos deixam aromas perceptíveis para a espécie através de glândulas nas patas. Por isso, arranhar torna-se um exercício de demarcação territorial. Por isso, ele naturalmente terá preferência por “variar” seu local de destruição.

Além disso, eles não entendem o ato de arranhar como puramente divertido: trata-se de uma questão de cuidado, uma vez que é a forma de retirar as camadas mais antigas das próprias garras, assim como fazemos ao cortar as unhas, por exemplo.

Desta forma, o arranhador torna-se apenas mais uma opção que será usada quando estiver no caminho, se o pet não for devidamente treinado, e não o escolherá naturalmente se achar opções mais interessantes.

Como fazer o seu gato usar o arranhador?

Embora existam várias opções de treinamentos para fazer o seu gato usar o arranhador, há duas delas que são especialmente conhecidas e eficientes.

A primeira consiste em chamar o gato para perto do arranhador oferecendo uma recompensa comestível. Coloque a recompensa sobre o arranhador, para permitir que o animal familiarize-se com o objeto, e entenda que é algo recompensador. Repita o procedimento durante alguns dias, e estimule que o gato brinque por ali. Use brinquedos menores para que o gato persiga e busque sobre o arranhador, de forma que associe o equipamento à sua diversão.

A outra técnica é parecida, mas envolver dar um espaço central ao arranhador na sala onde as pessoas normalmente estão com o gato. Em geral, gatos gostam de ser o centro da atenção, e serão atraídos pela localização. Se essa técnica funcionar, ela tende a ser mais eficiente, pois o gato descobre sozinho sobre as utilidades daquele equipamento. Algumas pessoas ainda gostam de espalhar um pouco de catnip no objeto, para estimular que o animal sinta-se bem por ali.

Mas como fazê-lo arranhar?

Não existe uma técnica para fazer o seu gato usar o arranhador do modo correto, apenas para estar mais em contato com ele. Naturalmente, a tendência é que ele arranhe o objeto, em função de sua estrutura ser mais propícia para as necessidades do gato.

Em alguns casos, no entanto, o felino não será convencido, em função de seu reconhecido gosto exigente. Se essa for a situação, o treinamento necessário será entender que talvez alguns de seus móveis sofram um pouco, com o tempo. De qualquer forma, não abra mão do treinamento, pois ele pode levar algum tempo.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh