Como evitar arranhões do seu gato: confira dicas infalíveis

Uma das principais características dos gatinhos é o uso das suas unhas para aranhar tudo que ele vê pela frente. Mas, com o passar do tempo, se os seus móveis e outros objetos da casa estão sofrendo com a ação, para encontrar a solução é importante conhecer o motivo dos seus aranhões.

Quando eles são jovens, para praticar as suas habilidades de caça, os gatos costumam correr atrás de qualquer coisa para aranhar e capturar. Pode ser um brinquedo, uma tampa de garrafa, os pés dos donos, etc.

Por este motivo, logo abaixo iremos mostrar para você algumas soluções para evitar que o seu gatinho fique arranhando tudo o que vê pela frente.

Compre um  arranhador para gatos

Sim! Existem diversos modelos de arranhadores que podem ajudar a distrair o seu gato e deixar os seus móveis de casa em paz durante esse período de descobrimento das habilidades felinas. São vários modelos e de muitos materiais diferentes. Por isso, procure ter diversos tipos para que o seu gato escolha o que mais lhe agrada.

Brinque com ele: se arranhar, pare de brincar

Demonstre para ele que a sua mão pode lhe dar carinho, mas não é para arranhar. Em caso de arranhões na sua mão, pare imediatamente a brincadeira e lhe dê uma bronca. Assim, o pet entenderá que não pode mais arranhar você enquanto estiverem brincando.

Cubra os móveis de casa

Faça com que o ato de arranhar os móveis da sua casa seja uma tarefa difícil e complicada para o seu bichano, cobrindo-os com um plástico ou lona. Dessa forma, você vai desencorajá-lo a praticar os seus aranhões de uma vez por todas nos seus objetos.

Eduque-o desde filhote

O melhor momento para ele aprender onde aranhar ou não é quando é filhote. Isso porque é um momento de aprendizado. Por isso, aproveite para ensiná-lo onde pode arranhar ou não.

Compre um protetor de silicone para gatos

Trata-se de uma cobertura que é colada sobre as unhas existentes do seu gato, bem parecidas com as originais, só que ocas. Existem diversos modelos a venda, a preços também variados, mas bem baratos – o preço médio é de 10 reais. Com ele, você vai diminuir o poder de fogo das unhas do seu felino sem precisar cortá-las, evitando os arranhões.

Apare as unhas dele

Em caso de muitas tentativas, sem sucesso, de tentar evitar os arranhões com as alternativas que listamos acima, uma opção é aparar as unhas do seu gatinho. No entanto, é importante frisar que o procedimento é complicado. Não corte as unhas, simplesmente apare-as para evitar machucados.

Veja passo a passo e dicas para aparar as unhas do seu gato aqui.

Coloque o gato para brincar

Com as suas brincadeiras, o seu gato vai gastando as unhas naturalmente. No entanto, quando os felinos estão ficando mais velhos, eles se movimentam menos e, com isso, as unhas tendem a crescer mais, por que não estão sendo gastas. Então, estimule-o a brincar sempre!

Entenda os motivos dos arranhões

Uma boa forma de lidar com os arranhões do seu gato é entender o motivo pelo qual eles estão acontecendo. Por exemplo, o ato de arranhar pode ser entendido como uma forma demonstrar força ou, ainda, de que estão sendo coagidos.

Evite brincar com gatos que você não conhece

Um gato que veio da rua, por exemplo, pode carregar algumas bactérias nas unhas, que podem ser transmitidas para você em caso de arranhão. Por isso, evitar brincar com bichanos que você não conhece o histórico sempre será a melhor alternativa para não ser arranhado (a).

 

Lembre-se que arranhar é um ato saudável para o seu gato. Caso isso não esteja sendo um problema, você não precisa mudá-lo. Deixe ele brincar para se manter sempre um gato saudável.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh