Como escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia?

Embora possa parecer uma tarefa boba, escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia dentro de sua casa pode ser bastante complicado. Além da questão óbvia de ocupar espaço, é necessário considerar que um gato não aceita fazer suas necessidades em qualquer lugar, o que pode levar a dificuldades em seu comportamento.

O primeiro passo ao escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia é entender que a escolha precisa agradar a você e ao felino – caso contrário, ele simplesmente não utilizará o local que você destinou para a caixa de areia.

Confira algumas dicas sobre como escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia, quais são as principais demandas dos felinos, e quais erros você não deve cometer:

A quantidade de caixas de areia

Em geral, uma única caixa de areia é suficiente para atender às necessidades de um gato. Não é necessário oferecer mais do que isso, especialmente se seu espaço for reduzido. No entanto, a questão torna-se diferente se você tem mais de um gato em casa. Neste caso, a regra de ouro é ter uma caixa por gato mais uma caixa adicional.

Se você tiver muitos gatos, coloque algumas caixas a mais do que a quantidade de felinos. Em geral, quanto maior a quantidade de animais e caixas de areia, mais difícil é manter o controle, e mais fácil é de eles recusarem-se a utilizar espaços com o cheiro de outros gatos.

Gatos são exigentes

Não pense que, por não ser uma pessoa, seu gato aceitará qualquer lugar para a sua caixa de areia. Por isso, uma boa dica para escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia é “pensar como ele”. Isso significa pensar em quais lugares você gostaria que a caixa estivesse se fosse um gato.

Em geral, trata-se de um lugar com certa privacidade, limpo, longe de sua comida e sem o acúmulo das necessidades fisiológicas anteriores ou, pior ainda de outros gatos. Essas são as regras básicas que você deve buscar: a conveniência deve ser focada no felino, e não na sua casa.

Seguindo essas dicas, tudo torna-se mais fácil. Além disso, lembre-se que parte de escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia é estar atento à forma como o gato reage ao local escolhido, e ajustar a escolha de acordo com essa reação.

Distante, mas acessível

Não pense em colocar a caixa de areia perto do local onde o gato dorme ou come. Ele simplesmente não irá utilizar. Caso você ainda não tenha percebido, os felinos são bastante asseados e exigentes quanto à limpeza, e isso não muda na hora de fazer suas necessidades.

Na prática, é essencial que este local esteja suficientemente longe dos locais de alimentação e descanso. Por outro lado, não pode ser longe ou difícil de acessar a ponto de simplesmente não fazer sentido ir até lá. Por isso, o ideal é que esteja em local acessível e razoavelmente isolado das outras necessidades cotidianas do pet.

Gatos gostam de privacidade

Gatos evitam fazer suas necessidades com pessoas observado. Essa é uma regra importante: não adianta deixar a caixa de areia perto da área de serviço se há movimento constante por lá: ele evitará seu uso.

Em alguns casos, a falta de espaço pode prejudicar neste aspecto, e é útil fornecer uma espécie de cortina ou biombo para que o felino sinta-se mais seguro e confortável, com maior nível de privacidade. Embora possa parecer um exagero, em alguns casos essa é a solução mais fácil a ser considerada.

Se houver espaço em seu apartamento ou casa, quartos de hóspedes, banheiros que possam ficar com a porta aberta ou a área de serviço que não é muito utilizada pelas pessoas são boas opções.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh