Como escolher o comedouro de ração para o seu gato?

Precisa comprar um comedouro e não sabe qual modelo adquirir? Entre tantos modelos e opções disponíveis no mercado, essa pode se tornar uma tarefa mais difícil do que parece. Por isso, na hora da compra, é importante ter em mente algumas informações, como o material ideal para o seu bichinho, o tamanho perfeito, entre outras.

Confira abaixo algumas dicas sobre como escolher a melhor vasilha de ração para o seu gato:

Materiais

Existem comedouros para gatos confeccionados com os mais diferentes tipos de materiais: alumínio, cerâmica, inox, plástico, vidro, pedra, aço inoxidável, porcelana, madeira etc. Muitos são difíceis de encontrar no mercado e não agradam todos os animaizinhos.

Confira abaixo algumas dicas sobre os comedouros mais vendidos no mercado brasileiro:

  • Alumínio: Comedouros para gatos de alumínios costumam ser bastante resistentes, ideais para animais agitados e que costumam brincar com suas tigelas. Além da leveza, destacam-se pela manutenção fácil e rápida, uma vez que o alumínio pode ser limpo de forma simples e prática. Contudo, o alumínio pode deixar resíduos, sendo recomendável trocar o comedouro a cada 12 meses.
  • Cerâmica: A cerâmica é ideal para quem busca um comedouro elegante e com estilo. O preço costuma ser um pouco mais elevado, valendo a pena para animais que não costumam arrastar ou brincar com suas vasilhas. Caso a cerâmica quebre, será necessário trocar o comedouro, pois resíduos do material podem cair na ração do gato.
  • Inox: Os comedouros de inox são os que apresentam mais vantagens. São práticas para lavar, mais resistentes que outros materiais e facilmente encontradas no mercado.
  • Plástico: Os modelos de plástico são os mais utilizados pelos donos de gatos, principalmente pelo valor reduzido, pela variedade de modelos e pela resistência a animais brincalhões. Contudo, é importante adquirir apenas comedouros de marcas confiáveis, pois o plástico pode deixar resíduos na ração do animal e trazer diversos problemas de saúde.

Tamanho

Outro fator importante na escolha do comedouro é o tamanho da vasilha para o seu gato. O tamanho deve ser analisado não apenas em relação ao porte e idade do seu gato, mas também em relação às características e personalidade do animalzinho.

  • Alto: Vasilhas altas devem ser utilizadas principalmente para gatos de grande porte, mas também para gatos que por algum motivo não podem abaixar-se ou estão com dor na coluna. Nesse caso, incluem gatos que estão em tratamento ou realizaram algum procedimento cirúrgico recentemente.
  • Baixos: As vasilhas mais baixas são indicadas para gatos pequenos, como os filhotes, permitindo que alcancem a comida com pouco esforço.

Cuidados

Após a comprar a vasilha de ração para o seu gato de estimação, é importante aprender a limpar e realizar a manutenção periódica do recipiente. É importante limpar a vasilha ao menos a cada 15 dias, sendo que esse período pode variar de acordo com o material e o ambiente em que o animal se encontra.

Além disso, é importante manter a vasilha em ambientes arejados, longe do sol e não exposto a chuva e vento. É bom evitar deixar a tigela perto de outros animais ou insetos que podem interferir na qualidade da ração.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh