Como escolher a melhor coleira para o seu gato?

O processo de escolher a melhor coleira para o seu gato costuma ser uma jornada longa e que exige bastante atenção. Na prática, tudo depende da finalidade da coleira, por quanto tempo o gato geralmente a utilizará e qual a idade do animal.

Na prática, coleiras de pescoço devem ser utilizadas em condições restritas, e – para fins de explicação – falaremos de coleiras e vestes peitorais ao tratar sobre como escolher a melhor coleira para o seu gato.

Frente à grande quantidade de materiais e estilos, escolher a melhor coleira para o seu gato é uma questão que envolve aspectos práticos, estéticos e, claro, a personalidade que você quer atribuir ao bichano. Por isso, confira nossas dicas sobre as melhores escolhas e formas de decidir:

Qual a finalidade da coleira?

O primeiro passo é definir qual a finalidade do objeto que você quer comprar. A maior parte das pessoas utiliza uma coleira de gatos apenas para identificar o bichano caso ele se perca, e mostrar que não se trata de um gato de rua. Neste caso, uma coleira simples com identificar costuma ser suficiente. O único cuidado é evitar que esteja muita apertada, ou que utilize materiais que seu gato não gosta.

Se, por outro lado, você pretende caminhar com seu gato em uma coleira, no melhor estilo canino, as coleiras para pescoço são uma péssima escolha. Neste caso, prefira as vestes peitorais completas. Elas são mais eficientes em diversos sentidos. Em primeiro lugar, não oferecem risco de machucar a gargante de seu gato ou sufocá-lo com a atividade.

Além disso, oferece muito menos riscos de o gato escapar – é sempre necessário considerar que gatos são mestres da fuga, e consegue passar sua cabeça por praticamente qualquer espaço com um pouquinho de criatividade.

O tamanho certo

Assumindo que você queira uma coleira para identificação e não para passeio, escolher a melhor coleira para o seu gato envolve utilizar o tamanho certo. O acessório deve estar na limiar entre permitir que o animal não se sinta apertado, e não permitir que ele retire a coleira após algumas horas de uso.

Para isso, geralmente utiliza-se a medida em dedos. Você deve ser capaz de colocar confortavelmente um (ou, no máximo, dois) dedos entre a coleira e o pescoço do animal. Isso demonstra que existe espaço suficiente para ele respirar com tranquilidade, mas não o bastante para que consiga retirá-la de maneira fácil.

Os materiais ideais

O melhor material na hora de escolher a melhor coleira para o seu gato é sempre aquele com o qual ele esteja confortável. Acredite, seu gato saberá demonstrar quando não gostou de algo – você já deve saber disso.

Neste quesito, no entanto, você deve pensar um pouco em você também. Escolha materiais que sejam fáceis de limpar, e modelos que sejam simples de colocar em seu pescoço. Ser fácil de limpar permite que você evite o favorecimento de infecções, por exemplo.

Além disso, é importante que a coleira seja segura, evite alergias e seja leve para o animal. Suas fivelas e adereços também não devem oferecer nenhum tipo de risco para o felino caso algo dê errado.

Lembre de trocar o acessório de vez em quando

Lembre-se que escolher a melhor coleira para o seu gato é algo que precisará ser feito algumas vezes em sua vida. Os gatos crescem, engordam, emagrecem, tornam-se mais ou menos ativos e apresentam mudanças em suas condições e sua saúde ao longo da vida.

Não espere que um única coleira vá agradar o animal ao longo de toda sua vida adulta. Dê atenção aos sinais de insatisfação, e tome-os como uma dica pra iniciar uma nova busca pela coleira perfeita.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh