Como eliminar pulgas de gatos?

Há diversas maneiras de eliminar pulgas de gatos e, embora geralmente pensemos nas formas que utilizam medicamentos, muitas delas não envolvem nenhum tipo de produto comprado e agressivo.

Por isso, separamos algumas formas naturais de eliminar pulgas de gatos sem recorrer a produtos químicos que podem contaminar seu felino. Confira quais são essas maneiras de evitar que os pequenos parasitas tornem-se um problema em seu felino:

Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar

Quando se trata de eliminar pulgas de gatos, o velho ditado faz todo o sentido. A melhor forma de lidar com as pulgas é evitando o início do contágio, em primeiro lugar. Essa é a técnica mais simples, mais barata e mais eficiente. Isso ocorre porque as pulgas raramente concentram-se apenas no felino, e é difícil eliminar os focos de contágio, como cobertores, almofadas e móveis diversos.

Por isso, manter uma boa limpeza em sua residência, evitar exposição excessiva dos gatos a ambientes externos sem nenhum tipo de controle (como os famosos passeios longos pela rua) e entender como as pulgas se reproduzem são boas práticas para evitar que você se incomode com estes animais. Se, mesmo assim, não for possível evitar a contaminação, siga as dicas a seguir para livrar-se do problema.

Aumente a frequência dos banhos e use shampoos adequados

Muitas pessoas simplesmente eliminam a hipótese do banho, pois a maioria dos gatos odeia passar por isso, e faz com que seja mais fácil simplesmente evitar o problema. Para eliminar pulgas de gatos, no entanto, um banho com água fresca e um bom shampoo podem auxiliar a retirar as pulgas já presentes no pelo do seu felino.

Utilize, preferencialmente, shampoos de eucalipto, lavanda ou aromas cítricos, pois estes elementos são eficientes como repelentes das pulgas. Se possível, escolha shampoos que utilizem naturalmente estes elementos, para reduzir as chances de reações alérgicas na pele do felino.

Pentes antipulga

Em alguns casos, seu esforço para dar banho em um gato pode ser em vão, especialmente um banho mais cuidadoso e atencioso quanto o sugerido anteriormente. Neste caso, a opção é utilizar os pentes antipulgas, aqueles que podem ou não conter extratos adicionais repelentes, e geralmente caracterizam-se pelos dentes bastante próximos uns aos outros.

Faça o processo com cuidado: é importante que o pente seja passado bastante próximo à pele, de forma lenta, com cuidado para não machucar o gato à medida que você puxa, pois nós e pelos concentrados podem trancar a passagem. Separe uma vasilha com água por perto para colocar o pente e “afogar” as pulgas a cada passagem.

Dê atenção para o ambiente

Quando as pulgas são adultas, elas podem depositar ovos em locais diferentes do ambiente, externos ao animal. Cobertores, casinhas, almofadas, tapetes e carpetes são os locais favoritos para este processo, e será praticamente impossível eliminar pulgas de gatos sem eliminar as fontes de pulgas em seu ambiente.

Por isso, lembre-se de limpar estes objetos e locais, passar aspirador e utilizar produtos de limpeza que tenham propriedades repelentes, com o objetivo de desestimular a instalação de novas colônias. Se seu aspirador possuir encaixes para cantos menores, utilize-o em todos os locais que você conseguir imaginar, incluindo nos locais preferidos e pertences do felino.

Sal em locais secos

Muitas pessoas gostam de passar sal pelos locais possivelmente contaminados por ovos de pulgas, uma vez que o sal resseca estes ovos, matando as larvas e permitindo que sejam aspirados com maior facilidade. Neste caso, aspire e remova os resquícios imediatamente, para evitar que gere umidade.

Se você vive em locais com clima úmido, evite a utilização de sal, pois as chances de ele gerar umidades são altas. Neste caso, prefira produtos de limpeza com repelentes a base de álcool, que evaporará com facilidade e causará um efeito parecido.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh