Como dar banho em gato?

Embora possa parecer uma tarefa quase impossível, saber como dar banho em gato em sua própria casa é algo realizável, barato e reduz bastante o estresse do animal ao ser levado ao pet shop. É bem verdade que isso pode aumentar o seu próprio estresse, ao tentar tratar o felino adequadamente, mas os problemas podem ser significativamente reduzidos com algumas dicas básicas e simples que auxiliarão você a dar o banho sem maiores traumas.

Existem algumas raças específicas de gatos que adoram água – mas elas não correspondem à maioria. Se você não tem essa sorte, o trabalho será um pouco maior, embora não seja nada impossível.

Lembre-se que quanto mais cedo você acostumar o felino aos banhos, mais fácil será acostumá-lo. Além disso, o processo torna-se muito mais eficiente se você preparar tudo antecipadamente, pois sua segurança auxiliará a acalmar o bichano.

Confira algumas dicas para a aprender a como dar banho em gato sem sofrer muito:

Passo a passo sobre como dar banho em gato

Lembre-se que o segredo está no preparo correto. Inicie por acalmar ser gato utilizando uma escova para retirar o excesso de pelos e sujeiras. Assim, ele estará mais acostumado a ser manipulado e receber um “tratamento” mais físico.

Deixe banheira pronta, com cerca de 10 a 15 centímetros de água morna já colocada. Lembre-se de utilizar shampoos específicos para gatos, pois suas necessidades são significativamente diferentes das nossas. Shampoos para cães, por exemplo, podem ser tóxicos para a pele dos gatos.

Tudo pronto? Hora da ação!

Com tudo preparado, a hora mais difícil chega: fazer com que o gato aceite ser molhado. Coloque o gato na banheira, em pé, molhando apenas suas patas. Se o gato recusar-se a entrar na banheira, tenha cuidado, pois ele pode acabar arranhando você.

O segredo é manter o nível inicial de água mais baixo caso ele rejeite muito fortemente a banheira. Molhando suas patas, o primeiro passo está garantindo. Utilize, então, uma pequena mangueira – sempre com água morna – para molhar o resto do seu corpo. Evite a cabeça, focando na área entre o pescoço e o rabo. Faça isso aos poucos, até que ele esteja acostumado com a situação, e completamente molhado.

Quando o gato já não estiver relutante e com toda a pelagem molhada, passe o shampoo com cuidado para não machucar. Aproveite o momento para identificar se há machucados e feridas no animal, que possam indicar algum problema de saúde, infecção ou estresse.

Volte a passar a mangueira com água, com o auxílio de suas mãos sobre os pelos, para que o shampoo seja todo retirado do corpo do animal.

Secando e facilitando os banhos futuros

Quando o shampoo tiver sido completamente retirado, enrole uma toalha em torno do corpo do gato para absorver o excesso de água. Em seguida, esfregue delicadamente a toalha por todo o seu corpo, até garantir que ele esteja seco.

Gatos com pelos muito compridos podem precisar de duas toalhas até que estejam completamente secos. Nunca utilize um secador de cabelos, pois estes aparelhos produzem uma calor muito superior do que o seu gato é capaz de aguentar de forma confortável.

Depois que o gato estiver seco, o passo essencial para aprender como dar banho em gato em sua casa sem sofrer: recompense ele com algo gostoso. Isso ajudará ele a associar banhos com coisas positivas, reduzindo seu pavor ao longo do tempo. Este é, aliás, o preceito básico sobre como dar banho em gato: reduza o nível de trauma e aumenta a recompensa!

Com que frequência o banho deve ser dado?

Em geral, gatos saudáveis são capazes de limparem seus corpos sozinhos, e é comum que raramente precisem de um banho. Em geral, o procedimento deve ser feito apenas quando o animal acabou ficando muito sujo em função de alguma atividade, ou está mal cheiroso. Recomenda-se menos de um banho a cada mês, na maior parte dos casos.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh