Ciclo de vida dos gatos: entenda as etapas

O ciclo de vida dos gatos pode ser divido em várias fases. Há divisões que utilizam três ciclos diferentes, enquanto outras identificam até mesmo oito períodos a serem separados. Qualquer que seja o método de segmentação, é importante entender que cada período do ciclo exige cuidados e atenções especiais para a saúde do gato.

Nestas fases distintas, o corpo do felino apresentam necessidades e características sempre diferentes, e é importante oferecer o suporte necessário para que ele desenvolva-se corretamente, ou evite sofrimentos desnecessários.

Além disso, conhecer o ciclo de vida dos gatos é essencial para entender seu comportamento e suas principais características. Por isso, optamos por uma divisão de seis fases, que permitem uma compreensão mais fácil do desenvolvimento do felino desde seu nascimento, até seus últimos anos de vida.

Filhote – do nascimento aos seis meses

Um filhote alimenta-se exclusivamente do leite materno até as primeiras dez semanas, e a partir deste ponto, começa a desenvolver uma alimentação independente. Neste período, é necessário dar atenção aos processos de desverminação e ao calendário de vacinas para garantir que sua saúde seja protegida.

Jovem – sete meses a dois anos

Um gato jovem é aquele que já desenvolveu certas aptidões físicas, mas ainda está em processo de desenvolvimento para um corpo verdadeiramente adulto. Nessa fase, é necessário dar atenção a problemas de saúde relacionados a infecções e a eventuais acidentes, pois eles tendem a ser menos coordenados.

É importante certificar-se de que todas as vacinas estão em dia, e garantir que o gato não sofreu nenhum machucado significativo. É muito comum, neste período, que os gatos desenvolvam traumas sem que seus donos saibam, afetando sua personalidade.

Adulto – três a seis anos

Este é o período de maior vigor físico entre no ciclo de vida dos gatos. Durante a fase adulta, é quando eles apresentam maior tendência de independência e de aventuras externas. Muitas pessoas passam por problemas comportamentais de seus felinos neste período. Além disso, os gatos adultos são caçadores muito ativos, e costumam acumular problemas com parasitas, quando são criados em áreas abertas, sendo essencial dar atenção a este fator.

Maturidade – sete a dez anos

Ao atingir os sete anos, é comum que o gato apresente seus primeiros traços no sentido de envelhecimento. Nessa fase, é comum que suas primeiras doenças significativas apareçam, em especial aquelas relacionadas a questões hormonais, câncer ou problemas metabólicos.

Por isso, é essencial que um gato mais maduro tenha sua frequência para exames de rotina aumentada na clínica veterinária. É importante dar atenção a mudanças na fome, no peso e na sede. É exatamente neste período do ciclo de vida dos gatos que a obesidade torna-se uma das maiores preocupações.

Senioridade – onze a catorze anos

A divisão entre maturidade e senioridade é importante, pois nota-se um agravamento significativo das condições de saúde desenvolvidas na fase anterior a partir dos dez anos. Neste período, boa parte delas ainda é tratável, mas há o agravamento dos problemas físicos, como artrite e dificuldade de locomoção.

Essa é a fase em que normalmente se percebe o maior agravamento na perda de agilidade do gato, e a questão da obesidade segue como um problema a receber atenção, bem como o risco de diabetes.

Geriátrico – quinze anos ou mais

Nem todos os gatos chegam a essa fase. Se seu felino passou por todo o ciclo de vida dos gatos e atingiu os quinze anos, você fez um excelente trabalho em cuidar da saúde dele. Neste período, no entanto, é hora de você compensar seu felino por toda companhia que ele fez durante a vida.

As doenças tendem a agravar-se, e as dificuldades de recuperação são melhoras. Mantenha consultas frequentes na clínica veterinária, e garanta que seu pet não sofra desnecessariamente. Muitas condições ainda são tratáveis nesta idade, e é importante que o veterinário tenha uma ficha bastante completa de seu animal.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh